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Criar Turma

Sistema SIGAA
Módulo Graduação
Usuários Perfil específico DRCA e/ou PREG
Perfil Administrador DRCA e/ou PREG
Última Atualização 20/02/2020

Esta funcionalidade permite ao usuário criar uma turma para um componente curricular cadastrado no sistema.

Para criar turma, entre no SIGAA → Módulos → Graduação → Matrículas e Programas → Turmas → Criar Turma.

A seguinte tela será apresentada:

 Figura 1: Busca de Componentes Curriculares

Caso queira desistir da operação, clique em Cancelar. Esta opção será válida sempre que for apresentada.

Para retornar ao menu inicial do módulo, clique em . Esta opção será válida sempre que for apresentada.

O usuário deverá informar os seguintes dados para a busca de componentes curriculares:

  • Código: Forneça o código do componente curricular que deseja buscar no sistema;
  • Nome: Informe o nome do componente curricular;
  • Tipo: Selecione o tipo do componente, optando entre DISCIPLINA, ATIVIDADE, MÓDULO ou BLOCO;
  • Modalidade: Informe a modalidade do componente, selecionando entre as opções DISTANCIAL OU PRESENCIAL;
  • Unidade Responsável: Selecione a unidade responsável entre as opções listadas.

Iremos exemplificar informando a Unidade Responsável DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - NATAL. Após ter informado devidamente os dados solicitados, clique em Buscar e a página será recarregada com os resultados obtidos pela busca:

 Figura 2: Componentes Curriculares Encontrados

Na lista com os Componentes Curriculares Encontrados, clique no ícone do componente desejado para selecioná-lo. Iremos exemplificar clicando no ícone do componente com o Código 0318 e a seguinte tela será apresentada pelo sistema:

 Figura 3: Dados da Turma

Para retornar à tela anterior, clique em Selecionar Outro Componente.

Nesta tela, o usuário deverá informar os seguintes dados para prosseguir com a operação:

  • Tipo da Turma: Informe o tipo da turma, selecionando entre as opções REGULAR, FÉRIAS ou ENSINO INDIVIDUAL;
  • Ano-Período: Insira nos campos especificados o ano e o período da turma a ser criada;
  • Campus: Selecione o campus desejado entre as opções listadas;
  • Capacidade de Alunos: Informe a capacidade de alunos que a turma terá;
  • Local: Informe o local onde as aulas serão lecionadas.

Exemplificaremos com os seguintes dados:

  • Tipo da Turma: FÉRIAS;
  • Ano-Período: 2013-3;
  • Campus: Campus Central;
  • Capacidade de Alunos: 30;
  • Local: Labcom - Redação A.

Após ter informado os dados solicitados, clique em Próximo Passo e o sistema irá apresentar a seguinte tela:

 Figura 4: Horário da Turma

Para retornar à página anterior, clique em Passo Anterior. Esta opção será válida sempre que for apresentada.

Posicione o cursor do mouse sobre o ícone para visualizar as instruções para o preenchimento dos dados.

Na tela acima, forneça uma Expressão do Horário para a turma a ser criada. Utilize números para indicar os dias da semana em que ocorrerão as aulas, uma letra para identificar o turno em que as disciplinas serão ministradas e, por último, números que façam referência aos horários de aula. A título de exemplificação, iremos informar a Expressão do Horário 23456M123, que significa que as aulas ocorrerão de segunda à sexta feira, no turno da manhã e nos três primeiros horários.

Feito isso, clique em Atualizar Grade de Horários e o sistema irá preencher automaticamente a grade de horários exibida na tela. Se desejar, selecione manualmente os horários da turma. Informe também o período referente ao Início-Fim da turma ou clique no ícone e selecione manualmente, no calendário virtual, as datas desejadas.

Exemplificaremos informando o Início-Fim: 03/07/2013 a 26/07/2013. Feito isso, clique em Próximo Passo e a seguinte tela será exibida:

 Figura 5: Docentes

Nesta tela informe os seguintes dados do docente que irá ministrar a turma:

  • Docente: Informe a categoria do docente que irá ministrar a turma, selecionando entre as opções Todos da UFRN, Somente da minha unidade ou Somente externos. Será necessário, também, fornecer o nome do docente no campo especificado. Após ter digitado as primeiras letras, o sistema irá exibir uma lista com as opções relacionadas de resposta. Clique sobre a opção desejada para selecioná-la;
  • Carga Horária: Informe a porcentagem da carga horária que será exercida pelo docente;
  • Período: Insira as datas referentes ao período desejado ou clique no ícone e selecione-as manualmente no calendário virtual;
  • Horários do Período: Selecione na grade exibida os horários do período que serão exercidos pelo docente.

Para exemplificar esta operação, iremos informar os dados a seguir:

  • Docente: Todos da UFRN, 0000000 - NOME DO DOCENTE (ATIVO);
  • Carga Horária: 100%;
  • Período: 03/07/2013 à 26/07/2013.

Após ter informado os dados solicitados, clique em Adicionar e a página será recarregada com a seguinte mensagem de sucesso no topo:

 Figura 6: Docente adicionado com sucesso.

Para adicionar um novo docente, repita a operação descrita anteriormente.

No campo abaixo do item CH, na parte inferior da tela, o usuário poderá modificar a porcentagem da carga horária do professor. Caso deseje, o usuário poderá, também, excluir o docente adicionado clicando no ícone . A seguinte caixa de diálogo, para a confirmação da ação será exibida:

 Figura 7: Confirma a remoção desta informação?

Clique em OK para confirmar a ação e a seguinte mensagem de sucesso será exibida no topo da tela:

 Figura 8: Docente removido com sucesso.

De volta à página anterior, após ter adicionado o docente desejado, clique em Próximo Passo e a tela a seguir será exibida:

 Figura 9: Adicionar Reservas

Para adicionar reservadas de vagas na turma a ser criada, selecione, entre as opções listadas pelo sistema, o Curso, a Matriz Curricular e informe o Número de Vagas destinadas à turma.

Informaremos, a título de exemplificação, o Curso COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCHLA - NATAL, a Matriz Curricular COMUNICAÇÃO SOCIAL - NATAL - Presencial - PUBLICIDADE E PROPAGANDA - N - BACHARELADO e o Número de Vagas 30. Após ter informado os dados solicitados, clique em Adicionar Reserva para avançar com a operação e a página será recarregada da seguinte forma:

 Figura 10: Reservas Desta Turma

Caso queira adicionar mais reservas de vagas à turma, repita a operação descrita anteriormente.

Se desejar, exclua a reserva de vagas adicionada clicando no ícone . A seguinte janela será exibida:

 Figura 11: Confirma a remoção desta informação?

Clique em OK para confirmar a ação e a reserva de vagas será automaticamente excluída da lista com Reservas Desta Turma.

De volta à tela anterior, clique em Próximo Passo para dar prosseguimento à operação e a seguinte tela será fornecida:

 Figura 12: Dados da Turma

Clique em Dados Gerais para retornar à tela com os Dados da Turma.

Para modificar os dados informados na tela contendo a grade horária, clique em Horário da Turma.

Caso queira retornar à tela com os dados do docente, clique em Docentes.

Clique em Cadastrar para finalizar a operação e a seguinte mensagem de sucesso será exibida pelo sistema:

 Figura 13: Turma cadastrada com sucesso!

Bom Trabalho!

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suporte/manuais/sigaa/graduacao/matriculas_e_programas/turmas/criar_turma.txt · Última modificação: 2020/02/20 12:27 por deyvesson