Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:manuais:sigaa:stricto_sensu:bolsas_docencia_assistida:consulta:gerenciar_planos_de_docencia_assistida

Export page to Open Document format

Gerenciar Planos De Docência Assistida

Sistema SIGAA
Módulo Stricto Sensu
Usuários Coordenador da Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Perfil PPG
Última Atualização Janeiro de 2020

Docência assistida consiste na atuação do pós-graduando em atividades acadêmicas sob a supervisão direta de um docente responsável, mediante aprovação do plano, pelo colegiado e pelo departamento responsável pelo componente curricular. Esta funcionalidade permite aos membros da PPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação) que consultem e administrem todos os planos de docência assistida cadastrados na Instituição.

Para realizar essa operação, acesse o SIGAA → Módulos → Stricto Sensu → Bolsas Docência Assistida → Consulta → Gerenciar Planos de Docência Assistida.

Inicialmente a seguinte tela será apresentada:

Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme na janela que será apresentada pelo sistema. Esta opção é válida sempre que a função estiver disponível.

Clique em , para retornar à página inicial do módulo. Esta operação é válida para todas as telas que apresentem esta função.

Nesta tela, o usuário poderá optar por informar um ou mais dos seguintes critérios:

  • Programa: Selecione o nome do programa na lista disponível;
  • Situação: Escolha entre as opções disponíveis, a situação atual do plano;
  • Nível: Preencha o campo com uma das opções: MESTRADO ou DOUTORADO;
  • Modalidade da Bolsa : Selecione a modalidade de bolsa, entre as opções: CAPES-DS, CNPq, FAPERN ou REUNI;
  • Discente: Informe o nome do discente (Pode ser informado tanto o número da matricula como o nome do discente);
  • Componente Curricular: Insira o código ou nome do componente curricular. O sistema irá sugerir uma lista de possíveis resultados após a inserção das letras iniciais, selecione a opção desejada;
  • Atividade: Escolha o tipo de atividade, entre as opções listadas pelo sistema;
  • Carga Horária: Informe a quantidade de horas da carga horária;
  • Tipo do Plano: Preencha o campo com uma das opções: COM INDICAÇÃO ou SEM INDICAÇÃO;
  • Ano-Período: Informe o ano e o período.

Caso nenhuma das opções disponíveis seja selecionada, a busca apresentará no resultado Todos os planos de docência assistida cadastradas no sistema.

Exemplificamos com o Programa PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL. Após informar os campos solicitados, clique em Buscar, a seguinte tela será gerada:

Figura 2: Planos de Docência Assistida Cadastrados

Caso queira visualizar a versão para impressão da página acima, clique em . O resultado será exibido da seguinte forma:

Figura 3: Lista de Planos de Docência Assistida Cadastrados

Imprima o documento, clicando em .

Caso queira voltar à página anterior, clique em Voltar.

Para retornar à página inicial do módulo, clique no link , no canto esquerdo superior da tela.

Retornando à tela com os Planos de Docência Assistida Cadastrados, o ícone apresentado ao lado do nome do Docente indicará que o Plano de Docência desejado possui indicação de bolsa REUNI.

O usuário poderá realizar as seguintes operações: Analisar Plano de docência assistida, Analisar Relatório Semestral, Alterar Plano de Docência Assistida, Visualizar Plano de Docência Assistida, Visualizar Relatório Semestral, Download do Arquivo Anexado e Visualizar Histórico de Movimentações. Para facilitar a compreensão, explicaremos as funcionalidades em tópicos.

Analisar Plano

Para analisar o plano de docência desejado, clique no ícone . Logo, será apresentada a seguinte tela:

Figura 4: Dados do Aluno/Informe os dados da Análise

Nesta tela, são informados os dados do aluno e disponibilizados os critérios para que o plano seja analisado. Informe a Situação do plano, selecionando entre as opções listadas; além disso, descreva uma Observação acerca da situação escolhida.

Exemplificamos com a Situação APROVADO. Para dar continuidade, clique em Confirmar. A mensagem de sucesso a seguir será apresentada:

Analisar Relatório Semestral

Se desejar analisar o relatório semestral enviado para o plano de docência, clique no ícone . A tela a seguir será exibida:

 Figura 6: Dados do Aluno/Informe os dados da Análise

São apresentados os dados do aluno juntamente com os critérios para análise do relatório semestral. Preencha o campo Situação com uma das opções listadas: CONCLUÍDO, RELATÓRIO EM ANÁLISE ou SOLICITADO ALTERAÇÃO NO RELATÓRIO e faça uma Observação acerca da análise realizada.

Após isso, clique em Confirmar para prosseguir. A mensagem de sucesso a seguir será apresentada:

Figura 7: Mensagem de Sucesso

Alterar Plano de Docência Assistida

Caso deseje alterar o plano de docência, clique no ícone . Essa operação não é permitida para os planos com situação já concluída. A tela a seguir será exibida:

Figura 8: Cadastro de Plano de Docência Assistida

Os critérios a serem preenchidos ou alterados são:

  • Bolsista: Selecione entre as opções Sim ou Não;
  • Modalidade da Bolsa: Informe qual a modalidade da bolsa em questão;
  • Curso: Altere o curso que o discente frequenta;
  • Componente Curricular: Informe o Componente Curricular ao qual o discente é vinculado;
  • Turma: Selecione uma turma dentre as listadas pelo sistema. Após selecionar, clique em Adicionar turma para incluí-la. A tela será recarregada com a turma adicionada à lista;
  • Data de Início: Informe a data de início das atividades da turma;
  • Data de Fim: Informe a data final das atividades, que poderá ser visualizada clicando no mesmo ícone apresentado anteriormente;
  • Justificativa para escolha do componente curricular: Digite uma justificativa para a escolha daquele determinado componente curricular;
  • Objetivos: Descreva os objetivos do plano de docência;
  • Atividade: Seleciona a atividade desejada para o plano;
  • Data de Início: Informe a data de início das atividades da turma;
  • Data de Fim: Informe a data final das atividades, que poderá ser visualizada clicando no mesmo ícone apresentado anteriormente;
  • Frequência da atividade: Informe a frequência da atividade;
  • Carga Horária: Digite a carga horária da atividade;
  • Metodologias da Atividade: Selecione quais as metodologias vinculadas à atividade;
  • Como Avaliar a Atividade e Metodologias Empregadas: Forneça os métodos de como avaliar a atividade e as metodologias.

Para os campos Data de Início e Data de Fim, o usuário poderá utilizar o calendário virtual para facilitar o preenchimento. Caso queira utilizá-lo basta clicar no ícone .

Caso queira excluir uma turma já selecionada, clique o ícone . A tela será recarregada sem a turma na lista disponível.

Ao clicar em Salvar Atividade, a atividade descrita será salva e elencada às outras já apresentadas na lista com as atividades, abaixo dos critérios.

Na mesma lista, clique no ícone se desejar apagar uma atividade já salva. Confirme a remoção na janela apresentada:

Figura 9: Caixa de diálogo

Para alterar alguma das atividades, clique no ícone e as informações da mesma serão carregadas automaticamente, nos campos explicitados anteriormente, para que sejam alteradas.

Após realizar as alterações desejadas, clique em Avançar. A página a seguir será gerada:

Figura 10: Dados do Plano de Docência Assistida

São apresentados, nesta tela, as informações e novas alterações realizadas no plano de docência.

Para retornar à tela anterior, clique em Voltar.

Clique em Salvar para confirmar as alterações realizadas. A seguinte mensagem de sucesso será exibida pelo sistema:

Visualizar Plano de Docência Assistida

Para visualizar o plano de docência assistida desejado, clique em . O relatório do Plano de Docência Assistida será exibido, conforme a tela a seguir:

Figura 12: Plano de Docência Assistida

Caso deseje retornar à tela anterior, clique em Voltar.

Para imprimir o documento, clique em .

Clique em , no canto esquerdo superior da tela, para voltar para a página inicial do módulo.

Visualizar Relatório Semestral

Caso deseje visualizar o relatório semestral elaborado pelo aluno para o plano de docência, clique no ícone . O relatório será exibido, como mostrado na tela a seguir:

Figura 13: Relatório Semestral

Se desejar retornar à tela anterior, clique em Voltar.

Para imprimir o relatório gerado, clique em .

Para ser direcionado ao menu inicial da operação, clique em , no topo da página.

Download do Arquivo Anexado

Clique no ícone para que seja realizado o download das informações sobre o plano de docência desejado. O sistema exibirá uma janela para que o usuário possa abrir ou fazer download do arquivo:

Figura 14: Caixa de Diálogo

Escolha a opção desejada e clique em OK para confirmar a operação.

Visualizar Histórico de Movimentações

Para visualizar o histórico de movimentações acerca do Plano de Docência desejado, clique no ícone . A tela a seguir será gerada:

Figura 15: Histórico de Movimentações

Para retornar para a tela anterior, clique em Voltar.

Bom Trabalho!

Manuais Relacionados

suporte/manuais/sigaa/stricto_sensu/bolsas_docencia_assistida/consulta/gerenciar_planos_de_docencia_assistida.txt · Última modificação: 2020/01/29 14:50 por ana.carol