Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:manuais:sigaa:stricto_sensu:bolsas_docencia_assistida:consulta:planos_de_docencia_assistida_sem_indicacao

Export page to Open Document format

Planos de Docência Assistida sem Indicação

Sistema SIGAA
Módulo Stricto Sensu
Usuários Coordenadores de Stricto Sensu
Perfil PPG
Última Atualização Janeiro de 2020

Esta funcionalidade permite ao usuário realizar uma busca de Planos de Docência Assistidas de todos os Programas de Pós-Graduação, e ainda realizar algumas operações sobre o mesmo. Docência assistida é a atuação do pós-graduando em atividades acadêmicas sob a supervisão direta de um professor do quadro efetivo da UFRN, de acordo com o plano aprovado pelo colegiado e pelo departamento responsável pelo componente curricular.

O discente só poderá atuar quando estiver com o seu plano de docência assistida pronto. Esse plano deve ser elaborado pelo bolsista em conjunto com o(s) docente(s) responsável(is) pelo(s) componente(s) curricular(es), aprovado no colegiado do Programa de pós-graduação, ouvido o Departamento responsável.

Todo o trabalho do bolsista será norteado pelo Plano de Docência Assistida. A princípio o plano será preenchido pelos bolsistas do REUNI, mas poderá ser preenchido pelos outros bolsistas de Docência Assistida. A atualização será obrigatória para os bolsistas do REUNI.

Para consultar os planos de docência assistida sem indicação, acesse o SIGAA → Módulos → Stricto Sensu → Bolsas de Docência Assistida→ Consulta → Planos de Docência Assistida sem Indicação.

A tela a seguir será exibida:

Clique em Cancelar caso deseje desistir da operação e confirme a desistência na janela apresentada posteriormente. Esta ação é válida em todas as telas em que apareça.

Para obter o plano de docência desejado, é necessário que se informe um ou mais dos seguintes dados:

  • Programa: Informe o programa selecionando uma das opções disponibilizadas;
  • Situação: Selecione a situação do plano de docência, entre as opções Todos, Cadastrado, Submetido, Aprovado, Reprovado, Solicitado Alteração no Plano, Concluído, Relatório em Análise, Solicitado Alteração no Relatório e Cancelado;
  • Nível: Informe qual o nível, entre Mestrado e Doutorado;
  • Modalidade da Bolsa: Selecione qual o tipo de bolsa referente ao plano;
  • Discente: Informe o nome ou matrícula do discente;
  • Componente Curricular: Informe o código ou nome do Componente Curricular;
  • Atividade: Selecione qual atividade deseja realizar na busca;
  • Carga Horária: Forneça uma margem de carga horária para a realização da busca;
  • Ano-Período: Informe o ano e o período referentes a análise do plano.

Exemplificaremos com o Programa PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM, Nível Mestrado e Ano-Período 2011.1.

Após preencher os campos desejados, clique em Buscar.

A seguir, os Planos de Docência Assistida Cadastrados sem Indicação com a respectiva quantidade entre parênteses serão exibidos:

Figura 2: Planos de Docência Assistida Cadastrados sem Indicação

Nesta tela, são apresentadas diversas funções a serem aplicadas nos planos de docência encontrados. Os ícones disponibilizados na página serão explicados nos tópicos que seguem.

Analisar Plano

Para realizar uma análise do plano desejado, clique no ícone . O sistema o direcionará para a seguinte tela:

Figura 3: Dados do aluno/ Informe os dados da Análise

São apresentados, nesta página, os dados do aluno e é pedido que se informem critérios para os dados da análise. Para tanto, informe a Situação, selecionando entre as opções listadas, e a Observação informando o motivo pelo qual o plano está sendo alterado.

Exemplificaremos com a Situação Cancelado.

Após preencher os campos necessários, clique em Confirmar para prosseguir. A seguinte mensagem de sucesso da operação será apresentada:

Figura 4: Mensagem de Sucesso

Analisar Relatório Semestral

Retornando à página com os resultados da busca, clique em para realizar uma análise do relatório semestral referente ao plano de docência. A seguinte página será exibida:

Figura 5: Dados do aluno/ Informe os dados da Análise

Além dos dados do alunos visualizados, é necessário o preenchimento dos campos Situação e Observação. Exemplificaremos com a Situação RELATÓRIO EM ANÁLISE.

Após informar os dados, clique em Confirmar para prosseguir. A seguinte mensagem de sucesso da operação será apresentada:

Figura 6: Mensagem de Sucesso

Alterar Plano de Docência Assistida

Para alterar o plano de docência, clique em . A seguinte tela será exibida:

Figura 7: Cadastro de Plano de Docência Assistida

Os dados que podem ser alterados são:

  • Dados de Bolsa:
    • Bolsista: Selecione, entre Sim ou Não, se o discente é bolsista ou não;
    • Modalidade da Bolsa: Caso seja bolsista, selecione a modalidade entre as opções disponibilizadas;
  • Dados do Componente Curricular:
    • Curso: Altere o curso que o discente frequenta;
    • Componente Curricular: Informe o componente curricular ao qual o discente é vinculado;
  • Turma(s)
    • Turma: Selecione uma turma entre as listadas pelo sistema. Após selecionar, clique em Adicionar turma para incluí-la. Clique no ícone caso deseje remover a turma selecionada;
    • Data de Início: Informe a data de início das atividades da turma. Se desejar;
    • Data de Fim: Informe a data final das atividades;
  • Justificativa para escolha do componente curricular: Digite uma justificativa para a escolha daquele determinado componente curricular;
  • Objetivos: Descreva os objetivos do plano de docência;
  • Atividades:
    • Atividade: Seleciona a atividade desejada para o plano;
    • Data de Início: Informe a data de início das atividades da turma. Se desejar;
    • Data de Fim: Informe a data final das atividades;
    • Frequência da atividade: Selecione a frequência da atividade;
    • Carga Horária: Digite a carga horária da atividade;
    • Metodologias da Atividade: Selecione as metodologias vinculadas à atividade;
    • Como Avaliar a Atividade e Metodologias Empregadas: Forneça os métodos de como avaliar a atividade e as metodologias.

Para os critérios relacionados à datas, se desejar, clique no ícone para selecioná-las no calendário disponibilizado pelo sistema.

Clicando em Salvar Atividade, ela será salva e elencada às outras atividades apresentadas na lista abaixo dos critérios.

Na mesma lista, clique no ícone se desejar apagar uma atividade já salva. Confirme a remoção na janela apresentada posteriormente:

Figura 8: Caixa de diálogo

Caso desista, clique em Cancelar. Para confirmar a remoção, clique em OK.

A lista será carregada automaticamente sem a atividade que fora removida.

Para alterar alguma das atividades, clique no ícone . Os campos da seção Atividades, na tela Cadastro de Plano de Docência Assistida, serão preenchidos automaticamente com as informações da atividade. Realize as alterações que desejar e clique em Salvar Atividade para salvar a mudança realizada.

Após realizar as alterações desejadas, clique em Avançar.

Com isso, os Dados do Plano de Docência Assistida resumidos serão apresentados.

Figura 9: Dados do Plano de Docência Assistida

Se desejar retornar à tela anterior, clique em Voltar.

Para salvar o plano com permissão a alterações futuras, clique em Salvar. O sistema confirmará o sucesso da operação:

Figura 10: Mensagem de Sucesso

Visualizar Plano de Docência

Para visualizar o plano de docência assistida, clique em .

Assim, o relatório Plano de Docência Assistida será exibido:

Figura 11: Plano de Docência Assistida

Se desejar retornar à tela anterior, clique em Voltar.

Para imprimir o documento, clique em .

Para ser direcionado para a página inicial do módulo Stricto Sensu, clique em , no topo da página.

Visualizar Relatório Semestral

Caso deseje visualizar o relatório semestral elaborado pelo aluno para o plano de docência, clique no ícone . O relatório será exibido, como mostrado na tela a seguir:

Figura 12: Relatório Semestral

Se desejar retornar à tela anterior, clique em Voltar.

Para imprimir o relatório gerado, clique em .

Para ser direcionado ao menu inicial da operação, clique em , no topo da página.

Download do Arquivo Anexado

Clique no ícone para que seja realizado o download das informações sobre o plano de docência desejado. A seguinte caixa de diálogo para a confirmação do download será apresentada:

Figura 13: Caixa de Diálogo

Realize o download do relatório clicando em OK. Caso desista da operação, clique em Cancelar.

Visualizar Histórico de Movimentações

Para visualizar o histórico de movimentações acerca do Plano de Docência desejado, clique no ícone . A tela a seguir será gerada:

Figura 14: Histórico de Movimentações

Para retornar à tela anterior, clique em Voltar.

Bom Trabalho!

Manuais Relacionados

suporte/manuais/sigaa/stricto_sensu/bolsas_docencia_assistida/consulta/planos_de_docencia_assistida_sem_indicacao.txt · Última modificação: 2020/01/29 15:08 por ana.carol