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Consultar/Alterar Ocorrências Não-SIAPE

Sistema SIGRH
Módulo Administração de Pessoal
Usuários Gestor de Pessoal
Perfil Gestor DAP, Administrador DAP e Gestor Frequência
Última Atualização 05/03/2020

Essa operação possibilita que o usuário realize a consulta das ocorrências que não correspondem ao cadastro SIAPE. São consideradas como ocorrências, situações que impactam sobre a realização das atribuições do servidor no exercício de sua função tais como: licenças, ocorrências de frequência, afastamentos, prêmios, aposentadoria, férias, suspensões, cessão, etc. Neste caso, o gestor poderá visualizar as informações registradas bem como alterá-las ou removê-las.

Para utilizar esta funcionalidade, existem dois caminhos que podem ser acessados:

  • SIGRH → Módulos → Administração de Pessoal → Frequência → Ocorrências Não-Siape → Consultar/Alterar (Gestor DAP).
  • SIGRH → Módulos → Frequência → Frequência → Ocorrências Não-Siape → Consultar/Alterar (Gestor Frequência).

O sistema exibirá a tela que permite a inserção dos Dados da Ocorrência.

Figura 1: Dados da Ocorrência

Para realizar a busca por ocorrências, o usuário poderá informar os seguintes parâmetros:

  • Código da Ocorrência: Caso queira, informe o código da ocorrência que deseja consultar;
  • Descrição da Ocorrência: A busca poderá ser realizada com base na descrição da ocorrência registrada;
  • Grupo da Ocorrência: Forneça o grupo em que a ocorrência está inserida, selecionando uma das opções presentes na lista relacionada a este campo;
  • Origem da Ocorrência: Selecione na lista correspondente a este item, o sistema cuja ocorrência é proveniente.

Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme na caixa de diálogo que será gerada posteriormente. Esta função será válida sempre que estiver presente.

Exemplificaremos ao informar a Origem da Ocorrência SIGRH.

Para prosseguir, clique em Buscar.

Em seguida, será exibida a Lista das Ocorrências Encontradas conforme os parâmetros informados.

 Figura 2: Lista das Ocorrências Encontradas

Serão exibidas as ocorrências registradas no sistema e as suas informações gerais. Ao clicar no ícone , o usuário poderá consultar detalhadamente os dados cadastrados e poderá alterá-los conforme seu critério. Assim, serão exibidos os Dados da Ocorrência que estarão disponíveis para modificação.

Figura 3: Alterar Dados da Ocorrência

Caso queira retornar ao menu principal do módulo, clique em Administração de Pessoal ou Frequência, de acordo com o módulo acessado.

Para realizar a alteração dos dados de uma ocorrência não-Siape, o usuário poderá modificar os seguintes critérios:

  • Descrição da Ocorrência: Modifique a descrição da ocorrência;
  • Duração (dias): Se desejar, altere a duração da ocorrência, fornecendo a quantidade de dias;
  • Classificação: Será possível alterar a classificação da ocorrência, de acordo com os seguintes parâmetros:
    • Afastamento;
    • Aposentadoria;
    • Cessão;
    • Férias;
    • Frequência;
    • Licenças;
    • Outros;
  • Forma de Lançamento: O usuário deverá definir como será a forma de lançamento da ocorrência cadastrada para o sistema, conforme as seguintes formas de lançamento:
    • Não permitir lançamentos pelas unidades;
    • Autorização de Viagem: Para o caso de afastamentos que possuem uma requisição eletrônica no sistema mas que não geram portaria para publicação em boletim de serviços;
    • Frequência: Ausência lançada pela chefia no ato da homologação da frequência;
    • Informativo: O lançamento é feito somente pela Administração de Pessoal. Neste caso, é exibido um detalhamento para orientação dos usuários/solicitantes, conforme informado em “Procedimentos”;
    • Solicitação Eletrônica: Para o caso de afastamentos que possuem uma requisição eletrônica no sistema;
  • Situação em que se Aplica: Caso queira, informe a situação em que a ocorrência se aplica;
  • Ativa: Informe se a ocorrência está ativa, selecionando entre Sim ou Não.

Além disso, será necessário indicar a Definição/Aplicação da Ocorrência, selecionando os parâmetros disponíveis na tela conforme estes critérios.

O usuário poderá também informar a Influência Sobre o Banco de Horas optando dentre:

  • Exige Hora: Indica que a ocorrência não comprometeu o dia inteiro e vai obrigar a informação das horas no cadastro da ausência;
  • Debita do Banco de Horas: Indica que a ocorrência irá abonar um horário do servidor;
  • Desconsidera do Banco de Horas: Indica que a ocorrência irá utilizar/deduzir horas do banco.

Exemplificaremos ao informar os seguintes dados:

  • Descrição da Ocorrência: Autorização para Dirigir Veículos;
  • Duração (dias): 3;
  • Classificação: Outros;
  • Forma de Lançamento: Não permitir lançamentos pelas unidades;
  • Ativa: Sim;
  • Definição/Aplicação da Ocorrência: Capacitação;
  • Influência Sobre o Banco de Horas:Exige Hora, Debita do Banco de Horas.

Após modificar os dados desejados, clique em Alterar e a seguinte mensagem de sucesso será exibida confirmando a atualização das informações.

Figura 4: Mensagem de Sucesso

Bom Trabalho!

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