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Cadastrar/Atualizar Currículo

Sistema SIGRH
Módulo Portal do Servidor
Usuários Servidores
Perfil Servidor
Última Atualização Abril de 2020

Esta funcionalidade permite efetivar o cadastro de um instrutor que já atua como servidor da instituição. Nesta operação o usuário poderá cadastrar a Formação Acadêmica, os Cursos Realizados, as Experiências Profissionais e as Habilidades do instrutor desejado.

Para realizar esta operação, acesse o SIGRH → Portal do Servidor → Capacitação → Banco de Talentos → Cadastrar/Atualizar Currículo.

O sistema exibirá uma tela com os dados do Currículo Para Instrutoria (Capacitação).

Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme a desistência na janela que será exibida posteriormente. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.

Para retornar para a página inicial do módulo, clique em .

As operações disponibilizadas na tela acima, serão descritas nos tópicos a seguir.

Alterar Dados Pessoais

Realize a alteração dos dados pessoais do instrutor clicando em . A seguinte página será apresentada pelo sistema.

Caso queira retornar à tela anteriormente gerada, clique em Voltar. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.

Clique em Alterar Dados Pessoais para prosseguir com a operação. A página seguinte será fornecida.

O usuário poderá alterar os seguintes campos:

  • CEP: Informe o código de endereçamento postal do servidor ou utilize o ícone para pesquisá-lo;
  • Endereço: Forneça o endereço do servidor;
  • Número: Forneça a numeração residencial do servidor;
  • Complemento: Caso haja algum complemento, informe-o;
  • Bairro: Forneça o nome do bairro em que reside o servidor;
  • Cidade: Informe a cidade que o servidor reside;
  • UF: Selecione a unidade federativa desejada dentre as opções listadas pelo sistema;
  • Tel. Residencial: Forneça o telefone residencial;
  • Tel. Comercial: Informe o telefone comercial, caso haja;
  • Tel. Celular: Informe o número do celular do servidor;
  • E-mail: Forneça o e-mail do servidor;
  • Município Naturalidade: Forneça o município que o servidor reside.

Exemplificamos com a inserção dos seguintes dados:

  • Endereço: ALMIRANTE TAMANDARÉ;
  • Número: 60;
  • Cidade: RECIFE;
  • UF: PE;
  • Tel. Residencial: 00000000;
  • Tel. Comercial: 00000000;
  • Tel. Celular: 00000000;
  • E-mail: desenv@info.ufrpe.br.

Clique em Atualizar para prosseguir com a operação. A mensagem de sucesso será exibida conforme a imagem a seguir.

Figura 4: Mensagem de Sucesso

Formação Acadêmica

Para realizar a adição de uma formação acadêmica, o usuário deverá clicar na aba ou no link . A tela será apresentada da seguinte forma.

As operações de visualização, alteração e remoção presentes na tela acima, são equivalentes as operações dos ícones apresentados na página Currículo Para Instrutoria (Capacitação).

Serão fornecidos ao usuário os seguintes campos para preenchimento:

  • Formação: Selecione a formação desejada dentre as opções disponibilizadas pelo sistema;
  • Grau Acadêmico: Informe o grau acadêmico adquirido através da formação informada no campo anterior;
  • Data de Início: Insira a data de início da formação;
  • Data de Término: Insira a data de término da formação;
  • Título do Trabalho: Informe o título do trabalho que realizou para adquirir o grau acadêmico informado;
  • Entidade/Instituição: Forneça o nome da instituição em que foi realizada a formação informada;
  • País: Informe o país onde foi realizado a formação acadêmica do instrutor;
  • Área de Conhecimento: Forneça a área de conhecimento referente a formação acadêmica;
  • Orientador: Informe o nome completo do orientador do trabalho;
  • Palavras-Chave 1: Se desejar informe as palavras-chave 1 do trabalho;
  • Palavras-Chave 2: Se desejar informe as palavras-chave 2 do trabalho;
  • Palavras-Chave 3: Se desejar informe as palavras-chave 3 do trabalho;
  • Informações Complementares: Caso haja, forneça as informações complementares;
  • Certificado: Se desejar inserir o certificado da formação acadêmica, clique em Selecionar arquivo para realizar o download.

Nos campos Data de Início e Data de Término, os usuários poderão digitar a data desejada ou seleciona-la no calendário exibido ao clicar em .

Exemplificamos com os seguintes dados:

  • Formação: APERFEIÇOAMENTO;
  • Grau Acadêmico: Graduação;
  • Data de Início: 12/01/2008;
  • Data de Término: 24/06/2012;
  • Título do Trabalho: Administração de Pessoal;
  • Entidade/Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO;
  • País: BRASIL;
  • Área de Conhecimento: Administração;
  • Orientador: NOME DO ORIENTADOR.

Após o preenchimento das informações obrigatórias, se desejar cadastrar os dados para a capacitação profissional, clique em Cadastrar.

Em seguida o sistema exibirá a mensagem de sucesso da operação:

Figura 6: Mensagem de Sucesso

Retornando para a tela que permite visualizar os Dados da Formação, o usuário poderá visualizar detalhes dos Dados da Formação Acadêmica, para isso clique no ícone . A seguinte tela será gerada pelo sistema.

Para finalizar a exibição da tela acima, clique em Fechar. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.

Ainda na tela inicial deste tópico, o usuário poderá modificar os Dados da Formação, para isso clique no ícone . A página será configurada da seguinte forma.

Realize a modificação das informações que achar necessária. Os campos disponibilizados serão os mesmos já descritos na operação de cadastro dos dados da formação acadêmica.

Para confirmar a modificação dos dados desejados, clique em Alterar. A mensagem de sucesso da ação será exibida pelo sistema.

Figura 9: Mensagem de Sucesso

Clique no ícone , caso queira realizar a remoção de dados da formação acadêmica. A caixa de diálogo a seguir será fornecida solicitando a confirmação da ação.

Figura 10: Caixa de Diálogo

Clique em OK para confirmar a remoção da formação. A mensagem de sucesso da ação será fornecida conforme a imagem a seguir.

Figura 11: Mensagem de Sucesso

Cursos Realizados

Para realizar a adição de algum curso realizado, o usuário deverá clicar na aba ou no link . A tela será apresentada da seguinte forma.

As operações de visualização, alteração e remoção presentes na tela acima, são equivalentes as operações dos ícones apresentados na página Currículo Para Instrutoria (Capacitação).

Para realizar o cadastro de cursos realizados, o usuário poderá informar os seguintes campos:

  • Tipo de Curso: Selecione o tipo de curso dentre as opções listadas pelo sistema;
  • Área de Conhecimento: Informe a área de conhecimento do curso selecionando dentre as opções disponibilizadas pelo sistema;
  • Subárea de Conhecimento: Escolha a subárea de conhecimento selecionando dentre as opções listadas pelo sistema. Esta opção só será fornecida pelo sistema caso o campo Área de Conhecimento seja informado;
  • Curso: Informe o nome do curso realizado;
  • Instituição: Forneça o nome da instituição de ensino em que foi realizado o curso;
  • Ano de Conclusão: Informe o ano de conclusão do curso;
  • Em Andamento: Opte por selecionar entre Sim ou Não. Caso o ano de conclusão seja anterior ao atual, este campo ficará indisponível para seleção;
  • Carga Horária: Informe a carga horária do curso realizado;
  • País: Selecione o país em que foi realizado o curso dentre as opções disponibilizadas pelo sistema;
  • Estado: Selecione o estado desejado dentre as opções fornecida pelo sistema;
  • Município: Informe o município em que o curso foi realizado;
  • Certificado: Se desejar, anexe o certificado do curso clicando em Selecionar arquivo.

Exemplificamos com as seguinte opções de preenchimento:

  • Tipo de Curso: Curso;
  • Curso: Gestão de Pessoas;
  • Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco;
  • Ano de Conclusão: 2010;
  • País: Brasil;
  • Estado: Pernambuco;
  • Município: RECIFE-PE.

Após informar devidamente os campos, clique em Cadastrar, para dar prosseguimento com a operação. A mensagem de sucesso será gerada conforme a imagem a seguir.

Figura 13: Mensagem de Sucesso

Caso queira, o usuário poderá realizar a visualização de alguma capacitação profissional já cadastrada no sistema, para isso clique no ícone . A tela seguinte será fornecida pelo sistema.

Retornando para a tela que permite a visualização dos Dados da Capacitação Profissional, o usuário poderá modificar os Dados da Capacitação Profissional, para isso clique no ícone . A página será configurada da seguinte forma.

Realize a modificação das informações que achar necessária. Os campos disponibilizados serão os mesmos já descritos na operação de cadastro dos dados de cursos realizados.

Para confirmar a modificação dos dados desejados, clique em Alterar. A mensagem de sucesso da ação será exibida pelo sistema.

Figura 16: Mensagem de Sucesso

Clique no ícone , caso queira realizar a remoção de dados da capacitação realizada. A caixa de diálogo a seguir será fornecida solicitando a confirmação da ação.

Figura 17: Caixa de Diálogo

Clique em OK para confirmar a remoção do curso. A mensagem de sucesso da ação será fornecida conforme a imagem a seguir.

Figura 18: Mensagem de Sucesso

Experiências Profissionais

Para realizar a adição de uma experiência profissional, o usuário deverá clicar na aba ou no link . A tela será apresentada da seguinte forma.

As operações de visualização, alteração e remoção presentes na tela acima, são equivalentes as operações dos ícones apresentados na página Currículo Para Instrutoria (Capacitação).

Para realizar o cadastro de experiências profissionais obtidas, o usuário poderá informar os seguintes campos:

  • Função: Informe a função exercida pelo instrutor;
  • Instituição: Informe a instituição em que o instrutor realizou a função;
  • Mês de Início: Selecione o mês de início da experiência dentre a opções listadas pelo sistema;
  • Ano de Início: Informe o ano de início que o instrutor exerceu a função;
  • Mês de Término: Selecione o mês de término da experiência dentre as opções listadas pelo sistema;
  • Ano de Término: Informe o ano de término que o instrutor exerceu a função;
  • Carga Horária: Forneça a carga horário exercida pelo instrutor na função descrita;
  • Experiência como instrutor: Selecione esta opção caso o usuário já possua experiência como instrutor;
  • Em exercício: Selecione esta opção caso o usuário esteja exercendo a função de instrutor na experiência informada;
  • Principais Atividades Desenvolvidas: Informe as principais atividades desenvolvidas na experiência descrita.

Exemplificamos com os seguintes dados:

  • Função: Administrador;
  • Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco;
  • Ano de Início: 2013;
  • Principais Atividades Desenvolvidas: Gestão de recursos humanos.

Após informar devidamente os campos, clique em Cadastrar, para dar prosseguimento com a operação. A mensagem de sucesso será gerada conforme a imagem a seguir.

Figura 20: Mensagem de Sucesso

Caso queira, o usuário poderá realizar a visualização de alguma experiência profissional já cadastrada no sistema, para isso clique no ícone . A tela seguinte será fornecida pelo sistema.

Retornando para a tela que permite a visualização dos Dados da Experiência Profissional, o usuário poderá modificar os Dados da Experiência Profissional, para isso clique no ícone . A página será configurada da seguinte forma.

Realize a modificação das informações que achar necessária. Os campos disponibilizados serão os mesmos já descritos na operação de cadastro dos dados das experiências profissionais.

Para confirmar a modificação dos dados desejados, clique em Alterar. A mensagem de sucesso da ação será exibida pelo sistema.

Figura 23: Mensagem de Sucesso

Clique no ícone , caso queira realizar a remoção de dados da experiência realizada. A caixa de diálogo a seguir será fornecida solicitando a confirmação da ação.

Figura 24: Caixa de Diálogo

Clique em OK para confirmar a remoção da experiência. A mensagem de sucesso da ação será fornecida conforme a imagem a seguir.

Figura 25: Mensagem de Sucesso

Habilidades

Para realizar a adição de habilidades, o usuário deverá clicar na aba ou no link . A tela será apresentada da seguinte forma.

Figura 26: Seleção das Habilidades do Instrutor

A operação de remoção apresentada na página Currículo Para Instrutoria (Capacitação) será descrita a seguir neste tópico.

Na tela acima o usuário poderá selecionar as habilidades desejadas de acordo com as áreas de atuação dispostas nas abas.

Exemplificamos com a área de Ciências Socialmente Aplicáveis: Administração de Projetos e Comportamento Organizacional.

Após selecionar as habilidades desejadas, clique em Cadastrar, para dar prosseguimento com a operação. A mensagem de sucesso será exibida conforme a imagem a seguir.

Figura 27: Mensagem de Sucesso

Retornando para a tela que permite visualizar o Currículo Para Instrutoria (Capacitação), o usuário poderá realizar a remoção das habilidades cadastradas, para isso, clique no ícone . A caixa de diálogo a seguir será fornecida solicitando a confirmação da ação.

Figura 28: Caixa de Diálogo

Clique em OK, para confirmar a remoção da habilidade. A mensagem de sucesso da ação será apresentada conforme a imagem a seguir.

Figura 29: Mensagem de Sucesso

Outras Habilidades

Se desejar, o usuário poderá realizar o cadastro de outras habilidades, para isso clique em . A seguinte página será fornecida pelo sistema.

Figura 30: Dados das Habilidades do Instrutor

As operações de alteração e remoção presentes na tela acima, são equivalentes as operações dos ícones apresentados na página Currículo Para Instrutoria (Capacitação).

Para realizar o cadastro de outras habilidades, o usuário poderá informar os seguintes campos:

  • Tipo de Habilidade: Selecione o tipo de habilidade dentre as opções listadas pelo sistema;
  • Habilidade: Informe a habilidade que deseja cadastrar;
  • Autoformação: Selecione esta opção caso a habilidade informada seja de autoformação;
  • Descrição da Habilidade: Informe a descrição da habilidade a ser cadastrada.

Exemplificamos com o Tipo de Habilidade: Administração de Pessoal.

Após informar os dados desejados, clique em Cadastrar, para dar prosseguimento com a operação. A seguinte mensagem de sucesso será gerada pelo sistema.

Figura 31: Mensagem de Sucesso

Retornando para a tela que permite a visualização dos Dados das Habilidades do Instrutor, o usuário poderá modificar os Dados das Habilidades do Instrutor, para isso clique no ícone . A página será configurada da seguinte forma.

Figura 32: Alterar - Dados das Habilidades do Instrutor

Realize a modificação das informações que achar necessária. Os campos disponibilizados serão os mesmos já descritos na operação de cadastro dos dados de outras habilidades.

Para confirmar a modificação dos dados desejados, clique em Alterar. A mensagem de sucesso da ação será exibida pelo sistema.

Figura 33: Mensagem de Sucesso

Clique no ícone , caso queira realizar a remoção de dados de outra habilidade realizada. A caixa de diálogo a seguir será fornecida solicitando a confirmação da ação.

Figura 34: Caixa de Diálogo

Clique em OK para confirmar a remoção da habilidade. A mensagem de sucesso da ação será fornecida conforme a imagem a seguir.

Figura 35: Mensagem de Sucesso

Cadastrar Currículo

Após o preenchimento das informações do Currículo Para Instrutoria (Capacitação), para finalizar a operação, o usuário deverá assinalar o termo de responsabilidade e informar a Senha para a confirmação, em seguida clique em Cadastrar Currículo. A seguinte página será gerada pelo sistema.

Se desejar imprimir o relatório, clique no ícone .

Para retornar para a página inicial do módulo, clique em .

Bom Trabalho!

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suporte/manuais/sigrh/portal_do_servidor/capacitacao/banco_de_talentos/cadastrar_atualizar_curriculo.txt · Última modificação: 2020/04/02 19:09 por ana