Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:manuais:sipac:portal_administrativo:protocolo:administracao:classificacao_conarq:cadastrar

Export page to Open Document format

Cadastrar Classificação Conarq

Sistema SIPAC
Módulo Portal Administrativo
Usuários Usuários que possuem o perfil de Administrador Protocolo
Perfil Administrador Protocolo
Última Atualização Janeiro de 2020

Esta operação permite ao usuário cadastrar classificações Conarq no sistema. Uma classificação Conarq é um assunto usado para classificar processos e documentos. Ela tem como objetivo classificar e agrupar processos e documentos sob um mesmo tema, agilizando sua recuperação e facilitando as tarefas arquivísticas.

Para isso, acesse o SIPAC → Módulos → Portal Administrativo → Protocolo → Administração → Classificação Conarq → Cadastrar.

A seguinte página será exibida:

Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme a desistência na caixa de diálogo que será exibida posteriormente. Esta operação será válida para todas as telas que a apresentar.

Para cadastrar uma classificação Conarq, o usuário deverá preencher corretamente os seguintes dados:

  • Código: Informe o código numérico do Conarq;
  • Desdobramento: Indica a n-ésima classificação, iniciada do zero, retirada (desdobrada) do mesmo código;
  • Nome na Tabela Conarq: Informe o nome simplificado do assunto exatamente como está na tabela Conarq;
  • Nome Completo: O usuário deverá informar o nome completo do assunto que será visível para os usuários que cadastram processos/documentos;
  • Prazo de Guarda Corrente: Informe, em anos, o prazo de Guarda Corrente;
  • Guarda Corrente: Corresponde a produção do documento, sua tramitação, a finalização do seu objetivo e a sua guarda;
  • Prazo de Guarda Intermediário: Informe, em anos, o prazo de Guarda Intermediário;
  • Guarda Intermediária: Corresponde a fase de retenção temporária dos documentos que se dá por razões de precaução;
  • Destino Final: O usuário poderá selecionar o local onde seus processos e documentos deverão ser guardados;
  • Observações: Informe algumas observações;
  • Permite Criar Processo: O usuário poderá escolher se permite ou não criar o processo;
  • Classificação Conarq Pai: Digite as três primeiras letras da Classificação Conarq e o sistema disponibilizará uma lista com os resultados equivalentes.

No item Associar Tipos de Documentos, o usuário poderá selecionar o documento de seu interesse. Exemplificaremos com o Tipo do Documento: CONTRATO. Em seguida, clique em Adicionar Documento. O documento associado aparecerá no item Tipos de Documentos Associados, conforme mostrado acima.

Caso deseje remover o documento selecionado, clique no ícone . Será apresentada a seguinte janela de confirmação:

Clique em OK para confirmar a operação. Será apresentada a seguinte mensagem de sucesso:

Para finalizar a operação, exemplificaremos com o Nome na Tabela Conarq: NOTAS FISCAIS; Nome Completo: NOTAS FISCAIS DE AQUISIÇÃO DE MATERIAL PERMANENTE (PATRIMÔNIO). Após inseridos os documentos, clique em Cadastrar. Será exibida a seguinte tela:

Figura 4: Mensagem de Sucesso

Para cadastrar uma nova classificação, o usuário deverá clicar em Cadastrar Nova Classificação.

Caso deseje retornar à página inicial do Portal Administrativo, clique em .

Bom Trabalho!

Manuais Relacionados

suporte/manuais/sipac/portal_administrativo/protocolo/administracao/classificacao_conarq/cadastrar.txt · Última modificação: 2020/01/15 14:41 por ana