Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:sipac:visao_geral

Export page to Open Document format

SIPAC - Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos

O SIPAC informatiza os fluxos da área administrativa através da informatização de todo o orçamento distribuído no âmbito interno e das requisições que demandam este orçamento (Material, Passagens, Diárias, Suprimento de Fundos, Auxílio Financeiro, prestações de serviço pessoa física e jurídica, etc). Informatiza também os almoxarifados (centrais e setoriais), todo o controle patrimonial, as compras e licitações, o controle de atas e pedidos em registros de preços, o acompanhamento de entrega de empenhos (liquidação), o controle de obras e manutenções de bens imóveis, a aquisição de livros pela biblioteca, as faturas de água e energia, o controle dos contratos e convênios celebrados, o fluxo de processos e documentos eletrônicos, o registro e pagamento de bolsistas, o acompanhamento das despesas com automóveis e combustíveis. O SIPAC também disponibiliza portais de informações para os pró-reitores, para a auditoria interna e para a fundação.

A figura abaixo ilustra os módulos do sistema e alguns relacionamentos com os sistemas estruturantes:

SIPAC

Módulos

# Nome Finalidade Material de Apoio (manuais, descrição, vídeos) Vídeo Aula
1 Auto-Cadastro O módulo de Auto-Cadastro é responsável pelo cadastro de servidores através do Sistema Eletrônico do SIPAC.
2 Acesso à Informação O módulo de Acesso à Informação é responsável pelo controle dos pedidos e recursos solicitados através do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão. Descrição Detalhada
3 Atendimento de Requisições O módulo Atendimento de Requisições oferece aos setores da UFRN operações para que sejam acompanhadas e liberadas as requisições de materiais, diárias, suprimentos de fundos, hospedagem, passagem, materiais informacionais, biblioteca, serviços e auxílio financeiro, facilitando a operação e o controle dessas requisições. Descrição Detalhada
4 Almoxarifado O módulo Almoxarifado dá suporte aos almoxarifados setoriais e ao almoxarifado central da UFRPE, controlando seus estoques e as requisições por eles atendidas. O atendimento de uma requisição provoca baixa no estoque. Através desse módulo também são emitidos relatórios e cadastrados materiais. Descrição Detalhada Fhash
5 Auditoria e Controle Interno O módulo Auditoria dá suporte ao setor correlato no controle de envio de Relatórios de Órgãos de Auditoria (TCU, CGU) e recebimento de respostas/providências das unidades interessadas. O módulo permite também a geração de Relatórios de Gestão para resposta aos Órgãos de Auditoria ou análise interna. Descrição Detalhada
6 Biblioteca Esse módulo permite aos servidores da biblioteca central e os das bibliotecas setoriais, realizarem solicitações de compra e cadastrarem materiais, cadastrarem notas fiscais, emitirem relatórios, realizarem consultas etc. Descrição Detalhada
7 Boletim de Serviços O módulo Boletim de Serviços possibilita, de forma prática e dinâmica, a solicitação e a autorização para publicação de informativos e de boletins de serviços. Descrição Detalhada
8 Bolsas O módulo de Bolsas permite a gerência de atividades relacionadas às bolsas e aos bolsistas, oferecendo uma interface dinâmica para: inclusão e análise de solicitações de bolsas, exclusão de bolsas atendidas e visualização de bolsas vigentes etc. Descrição Detalhada
9 Catálogo de Materiais Através deste módulo é possível cadastrar materiais, solicitar um cadastro de material, bem como atender, negar ou retornar essas solicitações. Descrição Detalhada Fhash
10 Compra de Materiais Informacionais Esta módulo tem a função gerenciar a aquisição de materiais informacionais, como livros, periódicos, dentre outros, além monitorar o fornecimento. Descrição Detalhada
11 Compras O módulo Compras oferece, aos usuários dos setores que realizam compras, operações que permitem o controle de compras e de licitações, o cadastro dos itens adquiridos através das mesmas, bem como a emissão de relatórios. Descrição Detalhada
12 Licitações Descrição Detalhada
13 Contratos O módulo Contratos abrange atividades relacionadas aos contratos que são celebrados entre a UFRPE e prestadores de serviços e de materiais. São envolvidas nesse módulo atividades como: detalhes contratuais, documentação, controle de movimentação e de pagamento, além de visualização de consultas e relatórios. Descrição Detalhada
14 Projetos/Convênios O módulo de Projetos/Convênios dispõe aos usuários responsáveis um leque amplo de operações, tais como registrar convênios, associá-los aos contratos firmados pela instituição, submeter projetos, encaminhá-los para instâncias competentes os aprovarem, dentre outras diversas funcionalidades para a gerência das atividades concernentes ao módulo. Descrição Detalhada
15 Faturas O módulo de Faturas informatiza o acompanhamento e registro das despesas a pagar através de faturas. Descrição Detalhada
16 Infraestrutura O módulo Infraestrutura auxilia a Superintendência de Infraestrutura (SIN) na análise e no acompanhamento de obras, de manutenções, de projetos, de planilhas orçamentárias e de requisições de serviços. Descrição Detalhada
17 Liquidação de Despesas O módulo Liquidação de Despesas é empregado para controlar: recebimento de despesa, fornecedores de materiais, quitação de débitos, acompanhamento de entrega de material e emissão de relatórios relativos às despesas. Descrição Detalhada
18 Orçamento O módulo Sistema Orçamentário visa integrar as atividades de administração com as de execução orçamentária da UFRPE. Descrição Detalhada
19 Orçamento - Declaração de Disponibilidade Orçamentária (DDO) O objetivo do módulo é tratar da declaração emitida pela autoridade administrativa (ordenador de despesa) com objetivo de autorizar a execução de despesas orçamentárias com adequação orçamentária e financeira, constituindo condição prévia para empenho e licitação de serviços, fornecimento de bens ou execução de obras. Descrição Detalhada
20 Patrimônio Móvel O Sistema de Patrimônio tem como objetivo controlar os bens da UFRPE. Descrição Detalhada
21 Patrimônio Imóvel O Sistema de Patrimônio tem como objetivo controlar os imóveis da UFRPE. Descrição Detalhada
22 Processos com Código de Barras O módulo de Processos com Código de Barras é utilizado para se obter uma maior agilidade no cadastro dos processos existentes na instituição. Descrição Detalhada
23 Protocolo O Sistema de Protocolos suporta as atividades relacionadas à manutenção de processos e de documentos, suas movimentações, armazenamento e relatórios. Descrição Detalhada
24 Requisições O módulo Requisições centraliza as requisições de bens móveis e de consumo na Universidade. De uma forma geral, esse módulo contempla as requisições de materiais, serviços, suprimento de fundos, passagens, diárias etc. Descrição Detalhada
25 Restaurante O módulo Restaurante Universitário informatiza as atividades realizadas no âmbito do restaurante universitário da UFRPE. Descrição Detalhada
26 Sistema de Registros de Preços (SRP) O SRP (Sistema de Registro de Preços) é voltado para a informatização do registro de preços de materiais adquiridos ou a serem adquiridos pela universidade. Além disso, ele permite a emissão de relatórios para que essas despesas sejam acompanhadas. Descrição Detalhada
27 Transporte O módulo de Transportes é destinado ao DTO (Departamento de Transportes e Oficina), possibilitando gerenciar o abastecimento e os insumos para os veículos, o controle de motoristas lotados no DTO, dentre outros. Descrição Detalhada
28 Portal Administrativo O Portal administrativo fornece tarefas, consideradas comuns, a maioria dos servidores atuantes na área administrativa: patrimônio, compras, transportes, finanças etc, permitindo que esses servidores realizem cadastros de requisições, consultas, envio de memorandos eletrônicos, dentre outros. Descrição Detalhada
29 Portal da Direção Centro/Hospital O Portal da Direção Centro/Hospital permite que os funcionários das unidades dos centros e dos hospitais da UFRN tenham um portal, no SIPAC, contendo o conjunto de operações do seu interesse, mais específica do que as operações do Portal Administrativo e menos abrangente do que as dos Portais da Reitoria e da Auditoria. Descrição Detalhada
30 Portal da Fundação O Portal da Fundação é destinado aos servidores da FUNPEC (Fundação norte-rio-grandense de pesquisa e cultura), para que eles possam realizar o tombamento de bens adquiridos pela fundação, bem como o registro dos contratos de obras financiadas por ela. Descrição Detalhada
31 Portal da Reitoria Portal composto basicamente por relatórios envolvendo almoxarifado, bolsas, compras, contratos, convênios, infraestrutura, orçamento, patrimônio, requisições e transportes. Ele contribui com relatórios utilizados no planejamento da UFRPE. Descrição Detalhada
32 Portal Público Descrição Detalhada
33 Mudar de Sistema Descrição Detalhada
34 Sistema de Cadastro Operações que permitem o cadastro dos itens básicos do sistema. Descrição Detalhada
35 Sistema Mobile

Relacionamentos entre os Módulos

Os módulos do SIPAC atendem as demandas de cada área da administração pública. Esses módulos se integram com a finalidade de acompanhar o fluxo do processo de trabalho realizado entre os setores, dar transparência as informações geradas, bem como manter o lastro dessa informação no sistema, diminuindo a necessidade de impressão de documentos e acelerando o fluxo entre os diversos setores envolvidos.

Como são vários módulos e muitos relacionamentos, optamos por dividir esses relacionamentos em grupos de perspectiva. Ao clicar em cada perspectiva, o usuário visualizará a imagem dos relacionamentos e uma descrição sucinta das funcionalidades relacionadas.

Esses documentos foram feitos com o auxílio do software yEd Graph Editor.

Perspectiva em Relação a Aquisição de Materiais e Serviços Exibe os módulos relacionados ao fluxo de aquisição, demonstrando as relações entre eles.
Perspectiva em relação ao módulo de orçamento As funcionalidades do módulo de orçamento afetam vários módulos do SIPAC. Essa perspectiva exibe todos os módulos que possuem relacionamentos com o orçamento.
Perspectiva em relação ao módulo de Protocolo Assim como o módulo de orçamento, vários módulos utilizam o protocolo para gerar documentos, número de protocolo, capa de processos e tramitações. Essa perspectiva exibe os módulos que utilizam funcionalidades do módulo de protocolo.
Perspectiva em relação a contratos e projetos e convênios Neste documento é possível visualizar as dependências entre o módulo de contratos, projetos e convênios e orçamento

<< Voltar - Página inicial

suporte/sipac/visao_geral.txt · Última modificação: 2020/02/14 16:27 por ana