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Cadastrar Despachos de Documentos

Sistema SIGAA
Módulo Graduação
Usuários Perfil específico DRCA e/ou PREG
Perfil Administrador DRCA e/ou PREG
Última Atualização 27/02/2020

Esta funcionalidade permite que o usuário realize o cadastro ou alteração de um despacho de um documento que tenha sido previamente cadastrado no sistema da Instituição. Um despacho é uma decisão ou parecer proferido pela autoridade administrativa em caso que lhe é submetido à apreciação e pode ser favorável ou desfavorável à pretensão solicitada pelo administrador, de acesso público ou não.

Para realizar a operação, acesse o SIPAC → Módulos → Portal Administrativo → Protocolo → Despachos Eletrônicos → Cadastrar Despachos de Documentos.

O sistema exibirá uma página contendo o campo de Consulta de Documentos e a lista de Documentos Encontrados na unidade de lotação do usuário, conforme figura a seguir:

Para realizar a busca por um determinado documento, informe um ou mais dos seguintes dados:

No campo Unidade de Origem, ao digitar as primeiras letras da denominação da unidade desejada, o sistema exibirá uma lista contendo as opções disponíveis para escolha. Clique na opção desejada para selecioná-la.

Já nos campos Período do Documento e Período do Cadastro, digite a data desejada ou selecione-a no calendário exibido ao clicar no ícone .

Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme a desistência na janela exibida posteriormente. Esta ação será válida em todas as telas em que estiver presente.

Para prosseguir, clique em Buscar. A página será atualizada e, na lista de Documentos Encontrados, passarão a constar apenas os documentos que atendem aos critérios de busca informados.

Visualizar Documento

Para visualizar detalhadamente o documento, clique em seu número de protocolo ou no ícone . O Documento será apresentado no seguinte formato:

As ações contidas nesta tela serão explicadas no manual Consultar Documento, listado em Manuais Relacionados, no fim deste mesmo manual.

Se desejar fechar esta tela e retornar à página anterior, clique em .

Cadastrar Despacho

Se desejar cadastrar um despacho para o documento, clique no ícone . O sistema o direcionará para a seguinte página:

Primeiramente, é necessário informar se deseja Informar Despacho ou Anexar Arquivo do despacho. Optando por anexar o arquivo, a tela será atualizada e exibida no seguinte formato:

Já ao optar por informar o texto do despacho, o sistema apresentará a página conforme figura a seguir:

Para exemplificar, optaremos por Informar Despacho.

Informe o Tipo do Despacho que será cadastrado, dentre as opções Favorável e Desfavorável; o Servidor Responsável pelo Despacho; se o despacho é Público ou não; e o texto do despacho.

Exemplificaremos com Tipo do Despacho: Favorável; Servidor Responsável pelo Despacho: Nome do Servidor (0000000); Público: Sim; e o texto do despacho: Considerando que o documento foi analisado e as devidas providências foram tomadas, autorizo o anexo do mesmo ao processo ao qual está associado. O presente despacho entra em vigor na data de sua publicação.

Se desejar visualizar o despacho antes que ele seja cadastrado no sistema, clique em Pré-Visualizar. O despacho será exibido em uma nova tela, no seguinte formato:

Para retornar à página anterior, clique em Voltar.

Caso deseje imprimir a pré-visualização do despacho, clique no ícone .

Se desejar retornar à página inicial do Portal Administrativo, clique em , no topo da página.

De volta à página de cadastro do despacho, clique em Cadastrar para registrá-lo no sistema. Uma mensagem de confirmação da operação será disponibilizada pelo sistema no topo da página que contém o Resumo do Despacho:

Se desejar cadastrar um novo despacho, clique em e repita esta operação.

Para autenticar despachos pendentes, clique em . Esta ação será detalhada no manual Autenticar Despachos Eletrônicos, listado em Manuais Relacionados.

Clique em caso deseje registrar o envio do processo associado ao documento para outra unidade da Instituição. Esta ação será explicada no manual Enviar Processos, também listado em Manuais Relacionados.

Se desejar retornar à página anterior, clique em .

Editar Despachos

Clique em se desejar realizar alterações em um despacho previamente cadastrado. A seguinte página será disponibilizada, com a lista de despachos que foram cadastrados pelo usuário para o documento:

Para visualizar o despacho previamente cadastrado, clique no ícone . O despacho será apresentado conforme figura a seguir:

Se desejar retornar à página anterior, clique em Voltar.

Para imprimir o despacho, clique em .

Caso deseje retornar à página inicial do Portal Administrativo, clique em .

De volta à lista de Despachos do Processo, clique em para realizar alterações nos dados do despacho. O sistema o direcionará para a seguinte tela:

Aqui, possível alterar os seguintes dados do despacho:

Se desejar visualizar o despacho antes de confirmar as alterações realizadas, clique em Pré-Visualizar. Esta ação foi explicada previamente, neste mesmo manual.

Para confirmar as alterações realizadas, clique em Alterar. O sistema exibirá uma mensagem de sucesso da alteração no topo da tela contendo o Resumo do Despacho:

Se desejar cadastrar um novo despacho, clique em e repita esta operação.

Para autenticar despachos pendentes, clique em . Esta ação será detalhada no manual Autenticar Despachos Eletrônicos, listado em Manuais Relacionados.

Clique em caso deseje registrar o envio do processo associado ao documento para outra unidade da Instituição. Esta ação será explicada no manual Enviar Processos, também listado em Manuais Relacionados.

Por fim, caso deseje retornar à página inicial do Portal Administrativo, clique em .

Bom Trabalho!

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