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Listar/Alterar Solicitação de Auxílio Pré-Escolar

Sistema SIGRH
Módulo Administração de Pessoal
Usuários Responsáveis pela Administração de Pessoal
Perfil Gestor DAP e Gestor Serviços
Última Atualização
ver('', false);

Esta operação tem como objetivo solicitar auxílio pré-escolar para os dependentes de determinado servidor. Este auxílio é um subsídio às despesas pré-escolares de filhos ou dependentes de 0 a 6 anos de idade, ou com idade mental equivalente. A assistência pré-escolar poderá ser prestada nas modalidades de assistência direta, através de creches próprias, e indireta, através de auxílio pré-escolar, que consiste em valor expresso em moeda referente ao mês em curso, que o servidor receberá do órgão ou entidade. É importante salientar que o auxílio não pode ser cumulativo ao casal, isto é, apenas um dos cônjuges poderá requerê-lo, mesmo que sejam servidores de órgãos federais diferentes.

Para utilizar esta funcionalidade, os seguintes caminhos poderão ser acessados:

  • SIGRH → Módulos → Administração de Pessoal → Auxílios → Auxílios → Pré-Escolar → Listar/Alterar (Gestor DAP).
  • SIGRH → Módulos → Serviços → Auxílios → Auxílios → Pré-Escolar → Listar/Alterar (Gestor Serviços).

A seguinte página será gerada pelo sistema:

Figura 1: Dados da Busca

Caso desista da operação, clique em Cancelar. Esta mesma função será válida sempre que a opção estiver presente.

Para retornar para a página inicial do módulo, clique em Administração de Pessoal ou Serviços, conforme o módulo acessado.

Para iniciar a busca, o usuário deverá preencher pelo menos um dos campos:

  • Tipo do Benefício: Este campo já vem preenchido de acordo com a escolha na página inicial do módulo e não permite alterações;
  • Número/Ano: Informe o número e o ano da solicitação de auxílio;
  • Servidor: Informe o nome do servidor buscado. Ao digitar as letras iniciais, o sistema apresentará uma lista com os possíveis resultados para o preenchimento do campo;
  • Unidade do Exercício: Indique qual a unidade de exercício do servidor. Para facilitar o preenchimento, ao digitar as letras iniciais, o sistema apresentará uma lista com os possíveis resultados para o preenchimento do campo;
  • Unidade de Lotação: Indique qual a unidade de lotação do servidor. Para agilizar a operação, ao digitar as letras iniciais, o sistema apresentará uma lista para que o usuário possa escolher a opção desejada;
  • Situação: Selecione a situação em que o objeto da busca se encontra entre as opções disponibilizadas pelo sistema: AUTORIZADA, CANCELADA, FINALIZADA, NEGADA e SOLICITADA - PENDENTE AUTORIZAÇÃO;
  • Período de Cadastro: Insira as datas do período de cadastro;
  • Período de Autorização: Informe o período de autorização;

Para facilitar o preenchimento dos campos Período de Cadastro e Período de Autorização, o sistema apresenta o ícone , que disponibiliza um calendário para que o usuário possa selecionar as datas desejadas.

Exemplificamos com a Unidade de Lotação DAP/PRH - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRACAO PESSOAL (11.65.04) e o campo Situação AUTORIZADA.

Para continuar a operação clique em Consultar. A seguinte tela será exibida:

Figura 2: Solicitações de Auxílios Encontradas

Na tela acima são apresentados os recursos Visualizar, Visualizar em Formato de Impressão, Alterar e Cancelar Solicitação de Autorização, os quais serão explicados e exemplificados por tópicos em seguida.

Visualizar

Para visualizar a solicitação o usuário deverá clicar no ícone . A seguinte tela será gerada pelo sistema:

Figura 3: Dados da Solicitação de Auxílio

Visualizar em Formato de Impressão

Caso o usuário deseje Visualizar em Formato de Impressão deverá clicar no ícone , exibido na tela que apresenta as Solicitações de Auxílios Encontradas. A seguinte tela será gerada pelo sistema:

Figura 4: Dados da Solicitação de Auxílio

Para voltar para a tela anterior clique em Voltar. Esta mesma função será válida sempre que a opção estiver presente.

Caso o usuário queira voltar para tela inicial do módulo Administração de Pessoal, clique no link , no canto esquerdo superior da tela.

Para imprimir o documento, clique no link .

Alterar

Ao clicar no ícone exibido na tela que apresenta as Solicitações de Auxílios Encontradas, o usuário poderá fazer alterações nas solicitações de auxílio. A seguinte tela será exibida:

Figura 5: Dependentes do servidor

Nesta tela, o usuário deverá selecionar um ou mais dependentes para realizar a solicitação de auxílio pré-escolar. Não é possível realizar novas solicitações para dependentes que já possuem solicitações realizadas.

Para dar prosseguimento a operação clique em Continuar. A seguinte tela será exibida:

Figura 6: Dados da Solicitação de Auxílio

Nesta tela, o usuário deverá preencher os seguintes campos:

  • Observações: Informe os dados gerais da solicitação e informações pertinentes;
  • Data de Vigência: Selecione uma data com o auxílio do calendário disponibilizado pelo sistema, clicando no ícone .
  • Descrição: Faça uma breve descrição sobre o anexo;
  • Tipo de Documento: Selecione o tipo de documento entre as opções listadas pelo sistema;
  • Arquivo: Para buscar um arquivo, clique em Selecionar Arquivo;

Exemplificamos os campos Descrição com Certidão de Nascimento e Tipo de Documento com CERTIDÃO.

Para continuar a operação clique em Anexar. A página seguinte será exibida com a mensagem de sucesso e, ao final, o arquivo anexado:

Figura 7: Arquivo cadastrado com sucesso

Para fazer download do arquivo, clique no ícone . O sistema exibirá um caixa de diálogo na qual o usuário poderá abrir o arquivo ou fazer o download do documento:

Figura 8: Caixa de Diálogo

Para realizar a operação, clique em OK.

Caso o usuário queira remover o anexo, deverá clicar no ícone , para confirmar a operação, o sistema exibirá uma caixa de diálogo:

 Figura 9: Caixa de Diálogo

Para confirmar, clique em OK. A seguinte mensagem de sucesso será gerada:

Figura 10: Arquivo Removido com Sucesso

Para prosseguir com a operação de alteração da solicitação de auxílio, clique em Solicitar. O sistema exibirá a mensagem de sucesso e logo abaixo o usuário visualizará as solicitações feitas:

 Figura 11: Solicitação de Auxílio PRÉ-ESCOLAR alterado com sucesso.

Para voltar para a tela de busca clique no link .

Cancelar Solicitação de Autorização

Caso o usuário queira Cancelar Solicitação de Autorização deverá clicar no ícone , exibido na tela que apresenta as Solicitações de Auxílios Encontradas. O sistema exibirá uma caixa de diálogo para confirmação:

Figura 12: Caixa de Diálogo

Para confirmar a operação, clique em OK. A seguinte mensagem de sucesso será exibida:

Figura 13: Operação Realizada com Sucesso

Bom Trabalho!

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suporte/manuais/sigrh/administracao_de_pessoal/auxilios_solicitacoes/auxilios/auxilios/pre-escolar/listar_alterar.txt · Última modificação: 2019/11/08 12:11 (edição externa)