Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:manuais:sigrh:administracao_de_pessoal:cadastros:registros_para_o_servidor:progressao:cadastrar

Export page to Open Document format

Cadastrar Progressão do Servidor

Sistema SIGRH
Módulo Administração de Pessoal
Usuários Gestor do Departamento de Administração de Pessoal
Perfil Gestor DAP, Administrador DAP, Gestor Cadastro
Última Atualização Março de 2020

A Progressão é um processo de ascensão funcional dentro da classe de cargos que cada servidor ocupa e que lhe permite passar de uma classe ou nível para outro, imediatamente posterior.

Ao cadastrar uma nova progressão para o servidor, é verificado se a última progressão cadastrada está de acordo com a nomenclatura antiga ou atual. Se estiver de acordo com a nomenclatura atual ele sugere a classe e o nível da próxima progressão de acordo com o tipo de progressão escolhido, senão, é necessário informar manualmente a próxima classe e o próximo nível para o servidor.

Para realizar essa operação, existem os seguintes caminhos:

  • SIGRH → Módulos → Administração de Pessoal → Cadastros → Registros para o Servidor → Progressão → Cadastrar (Perfis Gestor DAP e Administrador DAP).
  • SIGRH → Módulos → Cadastro → Funcional → Progressão e Capacitação → Progressão → Cadastrar (Perfil Gestor Cadastro).

O sistema irá exibir a tela Dados Para Cadastro de Progressão.

Figura 1: Dados Para Cadastro de Progressão

O usuário deverá informar o nome do Servidor cuja progressão será cadastrada. Ao inserir as primeiras letras do nome do servidor, será disponibilizada uma lista dos nomes contidos no sistema. Após informar o servidor, o sistema automaticamente carregará a tela seguinte contendo os dados do servidor e, de acordo com o servidor, serão exibidas as progressões anteriormente cadastradas.

Figura 2: Dados Para Cadastro de Progressão

Para retornar à tela anterior, clique em Voltar. Esta ação é válida para todas as telas que a contenha.

Caso desista da operação, clique em Cancelar. Uma janela será apresentada pelo sistema para confirmação. Esta operação é válida para todas as telas que apresentem esta função.

É necessário que o usuário preencha os seguintes dados:

  • Nome do Servidor;
  • Data de Vigência da progressão;
  • Tipo de Publicação da progressão do servidor, dentre as opções Boletim de Serviço, Diário Oficial da União e Outros;
  • Data de Publicação oficial da progressão funcional;
  • Número da Portaria regulamentadora do processo;
  • Tipo de Progressão. Para um técnico administrativo, como é o caso do servidor utilizado neste exemplo, serão disponibilizadas as opções Enquadramento PCCTAE - 1º Fase - Lei 11.091/05, PROGRESSÃO POR CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL e PROGRESSÃO POR MÉRITO PROFISSIONAL. Para um docente, antes de ser realizada a primeira progressão do servidor, o Tipo é INÍCIO DE CARREIRA. Após a primeira progressão, o servidor pode ter cadastradas as progressões: PROGRESSÃO HORIZONTAL POR DESEMPENHO ACADÊMICO, PROGRESSÃO VERTICAL POR CONCURSO PÚBLICO, PROGRESSÃO VERTICAL POR TITULAÇÃO e VERTICAL POR DESEMPENHO ACADÊMICO;
  • Classe: grupo ou nível de capacitação. Este campo já vem preenchido e a visualização de nível dependerá de cada servidor que for selecionado. São os níveis de capacitação:
    • A - Apoio;
    • B - Médio;
    • C - Médio;
    • D - Médio;
    • E - Superior;
  • Nível de Classificação: nível a ser progredido;
  • Nível/Padrão de Remuneração: nível da progressão do servidor. Este nível está relacionado à progressão do funcionário, que varia de 1 a 16. A progressão poderá ser modificada a cada 18 meses, após avaliação, e implica em aumento salarial. Para mudar de Nível de Capacitação é necessário que o funcionário cumpra com determinadas horas de curso para aperfeiçoamento do trabalho. É importante salientar que a carga horária muda de acordo com o Nível de Capacitação;
  • Descrição da progressão, se desejado.

Nos campos Data de Vigência e Data de Publicação, o usuário deverá digitar a data desejada ou selecioná-la no calendário exibido ao clicar em .

Ao informar os dados da progressão, o sistema informará automaticamente, no campo Nível/Padrão de Remuneração, o novo nível do servidor.

Exemplificaremos com:

  • Data de Vigência: 13/01/2011;
  • Tipo de Publicação: Diário Oficial da União;
  • Data de Publicação: 13/01/2011;
  • Classe: A;
  • Nível de Classificação: 1;
  • Nível/Padrão de Remuneração: 1.

Ao concluir o preenchimento, clique em Cadastrar Progressão. A página será recarregada, a nova progressão será apresentada na lista e o sistema informará uma mensagem de sucesso da ação no topo da tela.

Figura 3: Progressões do Servidor

A tela acima corresponderá, a telas onde os servidores já possuem progressões cadastradas, possibilitando a realização de um novo cadastro de progressões.

Se desejado, o usuário poderá alterar as progressões cadastradas previamente. Para isso, clique no ícone . A tela seguinte será fornecida.

Figura 4: Alterar Progressão

Para retornar a página inicial do módulo, clique em Administração de Pessoal ou Cadastro, a depender do perfil do usuário.

Altere ou acrescente os dados que forem necessários. Para confirmar as alterações, clique em Atualizar Progressão. Será exibida a mensagem de sucesso da ação.

Figura 5: Confirmação da Operação

De volta à lista de Progressões do Servidor,para remover progressões já cadastradas clique em . A seguinte janela será exibida para confirmação da remoção:

Figura 6: Caixa de Diálogo

Confirme a remoção da progressão clicando em OK. Uma mensagem de sucesso da ação será exibida juntamente com a lista de progressões, que será atualizada sem a progressão selecionada para exclusão.

Figura 7: Mensagem de Sucesso

Bom Trabalho!

Manuais Relacionados

suporte/manuais/sigrh/administracao_de_pessoal/cadastros/registros_para_o_servidor/progressao/cadastrar.txt · Última modificação: 2020/03/05 19:44 por ana