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Consultar Dependentes

Sistema SIGRH
Módulo Administração de Pessoal
Usuários Gestor do Departamento de Administração de Pessoal
Perfil Gestor DAP, Administrador DAP, Consultor Dados Funcionais e Gestor Cadastro
Última Atualização
ver('', false);

A partir desta operação, o usuário poderá consultar e gerar relatório de dependentes do servidor. Após localizado o dependente em questão, é possível alterar, excluir e/ou anexar documentos para o dependente.

Para realizar essa operação, existem os seguintes caminhos:

  • SIGRH → Módulos → Administração de Pessoal → Consultas/Relatórios → Funcionais → Consultas Gerais → Dependentes (Perfis Gestor DAP e Administrador DAP);
  • SIGRH → Módulos → Consultas Funcionais → Funcionais → Consultas Gerais → Dependentes (Perfil Consultor Dados Funcionais);
  • SIGRH → Módulos → Cadastro → Consultas/Relatórios → Consultas Gerais → Consultas Gerais → Dependentes (Perfil Gestor Cadastro).

Será exibida a tela para a Busca de Dependentes.

Figura 1: Consulta por Servidor

Selecione e/ou preencha um ou mais dos seguintes campos para busca:

  • Nome do Servidor Responsável;
  • Unidade de Exercício do servidor responsável. Ao informar a unidade, o campo Considerar Unidades Vinculadas à Unidade de Exercício será disponibilizado. Selecione-o se desejar;
  • Nome do Dependente;
  • Nome da mãe do Dependente;
  • Data de Nascimento do dependente;
  • Status do Dependente;
  • Grau de Parentesco do dependente;
  • Condição de Dependência;
  • Tipo de Documento cadastrado para identificação do dependente;
  • Número do Documento cadastrado;
  • Tipo de Benefício;
  • Selecione a opção Exibir em Formato de Impressão se desejar;
  • Opção de Ordenação: informe se deseja que o resultado da busca seja ordenado Por Servidor Responsável ou Por Dependente.

Exemplificaremos com Servidor Responsável: Nome do Servidor e a opção Por Servidor Responsável selecionada.

Caso desista de realizar a operação, clique em Cancelar e confirme a desistência na janela que será gerada posteriormente. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.

Para consultar as ausências, clique em Buscar.

Caso tenha optado por visualizar o resultado da busca em formato de impressão, uma tela semelhante a próxima será gerada:

Figura 2: Relatório de Dependentes por servidor

Se desejar imprimir o relatório, clique no ícone .

Para retornar à tela anterior, clique em Voltar.

Para retornar a página inicial do módulo, clique em Administração de Pessoal, Consultas Funcionais ou Cadastro, a depender do perfil do usuário.

De volta ao início da operação, ao optar por visualizar o resultado da busca em formato normal, o sistema exibirá a seguinte tela:

Figura 3: Dependentes Cadastrados

Nesta tela serão visualizados os Dados dos Dependentes Encontrados, os Cadastros com Autorização Negada de Dependentes e os Cadastros Inativados de Dependentes.

Para Cadastrar Novo dependente, clique no link ao lado do ícone . O sistema o direcionará para a tela de inserção dos Dados do Dependente. A operação de cadastro será abordada no manual Cadastro de Dependentes, listado em Manuais Relacionados, no fim desta página.

Para os usuário com o perfil Consultor Dados Funcionais, estarão disponíveis apenas as funcionalidades Extrato dos dados do dependente e Visualizar detalhes.

Abaixo são explicadas as demais ações presentes na tela.

Visualizar Detalhes

Clique no ícone para visualizar os detalhes do dependente, como exibido na imagem abaixo:

Figura 4: Detalhes do Dependente

Caso sejam apresentados documentos anexados, clique no link relativos aos mesmos para visualizá-los.

Clique em Voltar para retornar à tela anterior. Esta ação é válida para todas as telas que a contenha.

Anexar Documento do Dependente

Se desejar Anexar documento do dependente, clique em . O sistema exibirá uma tela para que o usuário procure o arquivo desejado e o anexe:

Figura 5: Dados do Dependente

Nesta tela, é necessário informar o Tipo de Documento que identifica o dependente, dentre as seguintes opções: CERTIDÃO DE CASAMENTO, CERTIDÃO DE NASCIMENTO, CPF, COMPROVANTE DE MATRÍCULA, PASSAPORTE e RG; o Número do documento; e o Arquivo do Documento. Para inserir o arquivo, clique em Selecionar arquivo e selecione o arquivo desejado de seu computador.

Ao informar o Tipo de Documento, o sistema apresentará novas opções de acordo com o tipo selecionado. Exemplificaremos com o Tipo de Documento: Comprovante de Matrícula. O sistema solicitará, então, o preenchimento dos dados relativos à Instituição e a Data de Emissão do documento.

Após informar os dados necessários, clique em Anexar. A página será recarregada da seguinte forma:

Figura 6: Anexo Adicionado

Caso deseje remover um documento previamente anexado, clique no ícone . A seguinte janela será apresentada para a confirmação da remoção:

Figura 7: Janela de Confirmação

Clique em Cancelar caso desista da remoção ou em OK para confirmá-la. Optando por confirmar, a seguinte mensagem de sucesso será apresentada:

Figura 8: Mensagem de Sucesso

Para concluir a operação, clique em Salvar. A seguinte mensagem será apresentada confirmando a ação:

Figura 9: Documento do Dependente Cadastrado com Sucesso

Clique nos ícones e , caso deseje alterar ou remover o anexo, respectivamente. O processo se dará da mesma forma como foi explicado acima.

Ver Documentos do Dependente

Para visualizar os documentos do dependente, clique no ícone . Uma tela semelhante à próxima será exibida:

Figura 10: Dados do Dependente

Para Alterar documento do dependente, clique em .

Se desejar Remover documento do dependente, clique no ícone .

O processo para realizar estas ações está detalhado no tópico acima, neste mesmo manual.

Extrato dos Dados do Dependente

Para visualizar o Extrato dos dados do dependente, clique em . O sistema exibirá a seguinte tela:

Figura 11: Visualização dos Dados do Dependente

Se desejar imprimir o extrato, clique no ícone .

Para retornar à tela anterior, clique em Voltar.

Caso deseje retornar à página inicial do módulo, clique em Administração de Pessoal, Consultas Funcionais ou Cadastro, a depender do perfil do usuário.

Alterar Dados do Dependente

Caso deseje Alterar dados do dependente, clique em . A tela exibida será semelhante à de cadastro de novo dependente, porém já virá preenchida com os dados que haviam sido informados.

Figura 12: Alterar Dados do Dependente

Nesta tela, altere os dados que desejar. Além disso, se for necessário, adicione um novo documento, informando o tipo, número e arquivos referentes ao mesmo. Clique em Anexar e em seguida em Adicionar Documento. O documento adicionado será apresentado na lista de Documentos Cadastrados para o Dependente, e a seguinte mensagem de sucesso poderá ser visualizada no topo da tela:

Figura 13: Mensagem de Sucesso

Além disso, será possível adicionar um benefício. Para isso, informe o Tipo de Benefício, clique em Anexar e em seguida clique em Adicionar Benefício. O Benefício será apresentado logo abaixo, na Listagem de Benefícios, e a seguinte mensagem de sucesso poderá ser visualizada no topo da tela:

Figura 14: Mensagem de Sucesso

Clique no ícone caso deseje remover o dado adicionado.

Após realizar todas as alterações desejadas, clique em Alterar para registrar os novos dados. Por fim, será gerada a mensagem de sucesso.

Figura 15: Mensagem de Sucesso

Solicitar Remoção do Dependente

Se desejar Solicitar remoção de dependente, clique no ícone . Será exibida a seguinte tela para confirmação:

Figura 16: Caixa de diálogo

Clique em Cancelar caso desista da remoção ou em OK para confirmá-la. Optando por confirmar, a mensagem de sucesso será gerada pelo sistema.

Figura 17: Mensagem de Sucesso

Cadastrar Novo Responsável

O usuário poderá Cadastrar Novo Responsável para o dependente. Para isso, clique no ícone . A seguinte tela será gerada:

Figura 18: Cadastro de Responsáveis para um Dependente

Nesta tela, selecione o Grau de Parentesco que possui com o dependente, a Condição de Dependência, o Nome do Servidor responsável e os Benefícios entre servidor e dependente.

Para adicionar um benefício, informe o Tipo de Benefício, clique em Anexar e, em seguida, clique em Adicionar Benefício. A página será recarregada da seguinte forma:

Figura 19: Benefício Adicionado

Para remover o benefício, clique no ícone . A seguinte janela será apresentada para a confirmação da remoção:

Figura 20: Janela de confirmação

Clique em Cancelar caso desista da remoção ou em OK para confirmá-la. A seguinte mensagem de sucesso será apresentada no topo da página, confirmando a operação:

Figura 21: Mensagem de sucesso

Para adicionar o novo responsável, clique em Adicionar Responsável. A página será recarregada com mensagem de sucesso no topo e o responsável adicionado passará a fazer parte da lista de Responsáveis Cadastrados para o Dependente.

Figura 22: Responsáveis Cadastrados para o Dependente

Se desejar Remover Responsável, clique no ícone e confirme a operação na seguinte caixa de diálogo:

Figura 23: Caixa de diálogo

Clique em Cancelar caso desista da remoção ou em OK para confirmá-la. Posteriormente, será gerada a mensagem de sucesso.

Figura 24: Mensagem de sucesso

Reativar Dependente

Na listagem de Cadastros Inativados de Dependentes, clique no ícone para Reativar dependente. A seguinte página será apresentada:

Figura 25: Reativar Dependente

As funções apresentadas na tela acima são semelhantes as explicadas anteriormente neste manual. Atualize os dados do dependente conforme desejado e confirme clicando em Reativar. O sistema irá gerar a mensagem de confirmação da operação.

Figura 26: Mensagem de Sucesso

Bom Trabalho!

Manuais Relacionados

suporte/manuais/sigrh/administracao_de_pessoal/consultas_relatorios/funcionais/consultas_gerais/dependentes.txt · Última modificação: 2019/11/08 12:11 (edição externa)