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Consultar Ausências

Sistema SIGRH
Módulo Assistência ao Servidor
Usuários Gestor do Departamento de Assistência ao Servidor
Perfil Gestor DAS
Última Atualização Março de 2020

A partir desta operação, o usuário poderá consultar e gerar um relatório de ausências por servidor da Instituição. O cadastro de uma ausência registra que um determinado servidor não realizará atividades por um determinado período. É possível realizar uma consulta das ausências registradas no sistema para um determinado servidor, unidade, tipo de ausência, ou até mesmo pela data de inicio e fim da ausência. Para as ausências listadas, é possível realizar as operações de visualização, alteração e remoção.

Para realizar esta funcionalidade, acesse o SIGRH → Módulos → Assistência ao Servidor → Consultas → Consultas Funcionais → Ausências.

A seguinte tela será exibida:

''Texto de código''

Caso queira desistir da operação, clique em Cancelar. Esta opção será válida sempre que for apresentada.

Para retornar ao menu inicial do módulo, clique em . Esta opção será válida sempre que for apresentada.

Automaticamente será exibida a Lista de Ausências Encontradas.

O usuário deverá informar os seguintes dados para refinar a busca:

  • Servidor: Informe o nome ou matrícula do servidor que deseja buscar. Após ter digitado as primeiras letras, o sistema irá exibir a lista com as opções relacionadas para a resposta. Clique sobre o servidor desejado para selecioná-lo;
  • Unidade do Exercício: Selecione, entre as opções listadas, a unidade de exercício desejada;
  • Considerar Unidades Vinculadas à Unidade de Exercício: Marque esta opção, caso queira considerar na busca as unidades vinculadas à unidade de exercício informada. Esta opção só estará ativa, caso a Unidade de Exercício seja informada;
  • Ocorrência: Selecione na lista apresentada a ocorrência da ausência;
  • Data de Início: Insira uma data de início para servir de parâmetro para a busca;
  • Data de Término: Insira uma data de término para servir de parâmetro para a busca;
  • Ordenar por servidor: Marque esta opção, caso queira ordenar a busca por servidor;
  • Exibir em formato de Impressão: Selecione esta opção para exibir os resultados obtidos na busca em formato para impressão.

Para os campos de preenchimento de datas, o usuário poderá utilizar o calendário virtual, clicando no ícone . Esta funcionalidade será válida sempre que for apresentada.

Exemplificaremos esta operação informando a Data de Início 15/05/2013. Após ter informado devidamente os dados solicitados, clique em Buscar e a página será recarregada com os resultados obtidos na busca em uma tela semelhante à tela acima.

Na Lista de Ausências Encontradas o usuário poderá Visualizar Ausência, Alterar dados da Ausência, e/ou Remover Ausência : Cancelar Ausência. A partir de agora, iremos explicar em tópicos cada uma destas opções e utilizaremos como exemplo em ambas a ausência listada com Início em 30/05/2013.

Visualizar Ausência

Para visualizar os Dados da Ausência, clique no ícone . A seguinte tela será exibida:

Para visualizar os Documentos Anexados à ausência, clique no ícone .

Caso deseje retornar à página anterior, clique em Voltar. Esta opção será válida sempre que for apresentada.

Alterar dados da Ausência

Para alterar os dados de uma ausência, clique no ícone . Será exibida a tela a seguir:

Se desejar, o usuário poderá realizar a alteração dos seguintes dados da ausência:

  • Servidor: Informe o nome ou matrícula no SIAPE do servidor desejado. Ao digitar as primeiras letras, o sistema fornecerá uma lista com as opções relacionadas para a resposta. Clique sobre o servidor desejado para selecioná-lo;
  • Vínculo de Ocorrência: Selecione, dentre as opções listadas, o vínculo de ocorrência. Esta opção só estará ativa, caso o Servidor seja informado.
  • Tipo da Ausência: Selecione, dentre as opções listadas pelo sistema, o tipo da ausência;
  • Data de Início: Informe a data de início da ausência;
  • Processo: Insira a numeração do processo referente a ausência em questão;
  • Capacitação: Informe a capacitação, optando entre as opções Sim ou Não;
  • Homologa: Selecione entre Sim, Não ou Pendente;
  • Observação: Se achar pertinente, insira uma observação;
  • Enviar notificação por email: Marque esta opção para enviar a notificação por email.

Para anexar um Documento Legal à ausência, será necessário que o usuário informe os dados abaixo:

  • Tipo: Selecione o tipo de documento dentre as opções listadas pelo sistema;
  • Data: Digite a data do documento;
  • Número: Informe o número do documento;
  • Arquivo: Insira o arquivo do documento legal comprobatório do afastamento, se desejado. Para anexá-lo, clique em Selecionar arquivo;
  • Observações: Se achar pertinente, preencha o campo com a observação desejada.

Iremos exemplificar informando em Documento Legal os seguintes dados:

  • Tipo: ATESTADO MÉDICO;
  • Data: 12/09/2013;
  • Arquivo: novo atestado.png;
  • Número: 526.

Após ter informado os dados solicitados, clique em Anexar Documento e a página será recarregada da seguinte forma:

Para remover um documento anexado, clique no ícone . A seguinte janela será exibida:

 Figura 6: Realmente deseja remover o anexo?

Clique em OK para confirmar a ação e a seguinte mensagem de sucesso será exibida no topo da página:

 Figura 7: Documento de Regulamentação removido(a) com sucesso.

De volta à tela anterior, após ter informado devidamente os dados solicitados, clique em Alterar e a seguinte mensagem de sucesso será fornecida:

 Figura 8: Ausência atualizada com sucesso!

Remover Ausência

Para remover uma ausência listada, clique no ícone e a seguinte janela será exibida para confirmação da ação:

 Figura 11: Deseja realmente excluir a ausência?

Clique em OK para confirmar a operação e a seguinte mensagem de sucesso será exibida:

 Figura 12: Ausência removida com sucesso!

Bom Trabalho!

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Usuários Gestor do Departamento de Assistência ao Servidor
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Última Atualização Março de 2020

A partir desta operação, o usuário poderá consultar e gerar um relatório de ausências por servidor da Instituição. O cadastro de uma ausência registra que um determinado servidor não realizará atividades por um determinado período. É possível realizar uma consulta das ausências registradas no sistema para um determinado servidor, unidade, tipo de ausência, ou até mesmo pela data de inicio e fim da ausência. Para as ausências listadas, é possível realizar as operações de visualização, alteração e remoção.

Para realizar esta funcionalidade, acesse o SIGRH → Módulos → Assistência ao Servidor → Consultas → Consultas Funcionais → Ausências.

A seguinte tela será exibida:

''Texto de código''

Caso queira desistir da operação, clique em Cancelar. Esta opção será válida sempre que for apresentada.

Para retornar ao menu inicial do módulo, clique em . Esta opção será válida sempre que for apresentada.

Automaticamente será exibida a Lista de Ausências Encontradas.

O usuário deverá informar os seguintes dados para refinar a busca:

  • Servidor: Informe o nome ou matrícula do servidor que deseja buscar. Após ter digitado as primeiras letras, o sistema irá exibir a lista com as opções relacionadas para a resposta. Clique sobre o servidor desejado para selecioná-lo;
  • Unidade do Exercício: Selecione, entre as opções listadas, a unidade de exercício desejada;
  • Considerar Unidades Vinculadas à Unidade de Exercício: Marque esta opção, caso queira considerar na busca as unidades vinculadas à unidade de exercício informada. Esta opção só estará ativa, caso a Unidade de Exercício seja informada;
  • Ocorrência: Selecione na lista apresentada a ocorrência da ausência;
  • Data de Início: Insira uma data de início para servir de parâmetro para a busca;
  • Data de Término: Insira uma data de término para servir de parâmetro para a busca;
  • Ordenar por servidor: Marque esta opção, caso queira ordenar a busca por servidor;
  • Exibir em formato de Impressão: Selecione esta opção para exibir os resultados obtidos na busca em formato para impressão.

Para os campos de preenchimento de datas, o usuário poderá utilizar o calendário virtual, clicando no ícone . Esta funcionalidade será válida sempre que for apresentada.

Exemplificaremos esta operação informando a Data de Início 15/05/2013. Após ter informado devidamente os dados solicitados, clique em Buscar e a página será recarregada com os resultados obtidos na busca em uma tela semelhante à tela acima.

Na Lista de Ausências Encontradas o usuário poderá Visualizar Ausência, Alterar dados da Ausência, e/ou Remover Ausência : Cancelar Ausência. A partir de agora, iremos explicar em tópicos cada uma destas opções e utilizaremos como exemplo em ambas a ausência listada com Início em 30/05/2013.

Visualizar Ausência

Para visualizar os Dados da Ausência, clique no ícone . A seguinte tela será exibida:

Para visualizar os Documentos Anexados à ausência, clique no ícone .

Caso deseje retornar à página anterior, clique em Voltar. Esta opção será válida sempre que for apresentada.

Alterar dados da Ausência

Para alterar os dados de uma ausência, clique no ícone . Será exibida a tela a seguir:

Se desejar, o usuário poderá realizar a alteração dos seguintes dados da ausência:

  • Servidor: Informe o nome ou matrícula no SIAPE do servidor desejado. Ao digitar as primeiras letras, o sistema fornecerá uma lista com as opções relacionadas para a resposta. Clique sobre o servidor desejado para selecioná-lo;
  • Vínculo de Ocorrência: Selecione, dentre as opções listadas, o vínculo de ocorrência. Esta opção só estará ativa, caso o Servidor seja informado.
  • Tipo da Ausência: Selecione, dentre as opções listadas pelo sistema, o tipo da ausência;
  • Data de Início: Informe a data de início da ausência;
  • Processo: Insira a numeração do processo referente a ausência em questão;
  • Capacitação: Informe a capacitação, optando entre as opções Sim ou Não;
  • Homologa: Selecione entre Sim, Não ou Pendente;
  • Observação: Se achar pertinente, insira uma observação;
  • Enviar notificação por email: Marque esta opção para enviar a notificação por email.

Para anexar um Documento Legal à ausência, será necessário que o usuário informe os dados abaixo:

  • Tipo: Selecione o tipo de documento dentre as opções listadas pelo sistema;
  • Data: Digite a data do documento;
  • Número: Informe o número do documento;
  • Arquivo: Insira o arquivo do documento legal comprobatório do afastamento, se desejado. Para anexá-lo, clique em Selecionar arquivo;
  • Observações: Se achar pertinente, preencha o campo com a observação desejada.

Iremos exemplificar informando em Documento Legal os seguintes dados:

  • Tipo: ATESTADO MÉDICO;
  • Data: 12/09/2013;
  • Arquivo: novo atestado.png;
  • Número: 526.

Após ter informado os dados solicitados, clique em Anexar Documento e a página será recarregada da seguinte forma:

Para remover um documento anexado, clique no ícone . A seguinte janela será exibida:

 Figura 6: Realmente deseja remover o anexo?

Clique em OK para confirmar a ação e a seguinte mensagem de sucesso será exibida no topo da página:

 Figura 7: Documento de Regulamentação removido(a) com sucesso.

De volta à tela anterior, após ter informado devidamente os dados solicitados, clique em Alterar e a seguinte mensagem de sucesso será fornecida:

 Figura 8: Ausência atualizada com sucesso!

Remover Ausência

Para remover uma ausência listada, clique no ícone e a seguinte janela será exibida para confirmação da ação:

 Figura 11: Deseja realmente excluir a ausência?

Clique em OK para confirmar a operação e a seguinte mensagem de sucesso será exibida:

 Figura 12: Ausência removida com sucesso!

Bom Trabalho!

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suporte/manuais/sigrh/assistencia_ao_servidor/consultas/consultas_funcionais/ausencias.txt · Última modificação: 2020/03/20 19:15 por ana