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Cadastrar Ausência

Sistema SIGRH
Módulo Portal do Servidor
Usuários Chefia da Unidade
Perfil Gestor Unidade, Vice Gestor Unidade e Controlador Ponto
Última Atualização
ver('', false);

Esta funcionalidade permite que seja realizado o cadastramento de ausências/afastamento de servidores da Instituição. É importante lembrar que para justificar a ausência é necessário algum documento de regulamentação. Caso o servidor seja docente da instituição com aulas no período, é obrigatório informar como o mesmo irá realizar a reposição das aulas perdidas durante o afastamento. Se o afastamento envolver a necessidade de diárias e/ou passagens, só será possível realizar as requisições após a homologação do afastamento pela chefia da unidade.

Para realizar esta operação, acesse o SIGRH → Portal do Servidor → Chefia de Unidade → Frequência → Ponto Eletrônico → Ausências → Cadastrar Ausência.

O sistema exibirá a tela que permite a visualização das Ocorrências.

Figura 1: Ocorrências

Para realizar a seleção da ocorrência desejada clique no ícone . Para exemplo selecionamos AFAST CONGRESSO,CONFERENCIA E TREINAMENTO NO PAIS. A página a seguir será apresentada permitindo a inserção dos Dados do Afastamento.

Figura 2: Dados do Afastamento

Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme a desistência na janela que será exibida posteriormente. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.

Caso queira retornar à tela anteriormente gerada, clique em Voltar. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.

Nesta tela, o usuário poderá informar os seguinte dados para a realização do cadastro da ausência:

  • Servidor: Informe o nome do servidor. Ao digitar as letras iniciais, o sistema fornecerá uma listagem com possíveis opções para o preenchimento;
  • Data de Início: Digite a data desejada ou selecione-a no calendário exibido ao clicar em ;
  • Data de Término: Digite a data desejada ou selecione-a no calendário exibido ao clicar em ;
  • Este afastamento será para alguma atividade de capacitação do servidor?: Opte por selecionar entre Sim ou Não;
  • Homologa: Opte por selecionar entre Sim, Não ou Pedente;
  • Motivo do Afastamento: Selecione o motivo do afastamento dentre as opções listadas pelo sistema;
  • Detalhar Motivo: (informe detalhadamente as atividades relacionadas ao motivo do afastamento): Informe detalhadamente o motivo do afastamento;
  • Observação: Caso ache pertinente, informe uma observação;
  • Tipo de Financiamento: Selecione o tipo de financiamento dentre as opções disponibilizadas pelo sistema;
  • Localidade: Forneça a localidade do afastamento. Ao digitar as letras iniciais, o sistema fornecerá uma listagem com possíveis opções para o preenchimento;
  • Tipo: Selecione o tipo de documento dentre as opções disponibilizadas pelo sistema;
  • Data: Digite a data desejada ou selecione-a no calendário exibido ao clicar em ;
  • Número: Informe o número do documento que irá anexar;
  • Arquivo: Anexe o arquivo do documento legal clicando em Selecionar arquivo;
  • Observações: Caso ache pertinente, informe uma observação.

Exemplificamos com a inserção dos seguintes dados:

  • Servidor: NOME DO SERVIDOR;
  • Data de Início: 10/10/2012;
  • Data de Término: 15/10/2012;
  • Este afastamento será para alguma atividade de capacitação do servidor?: Sim;
  • Homologa: Pedente;
  • Motivo do Afastamento: Para participar de eventos, no país;
  • Detalhar Motivo: (informe detalhadamente as atividades relacionadas ao motivo do afastamento): Participação em eventos de capacitação;
  • Tipo de Financiamento: Passagem/diárias arcadas pela UFRN;
  • Localidade: JOÃO PESSOA/PB;
  • Tipo: ATA;
  • Data: 01/09/2012.

Para prosseguir com a operação, o usuário deverá inserir a Localidade de destino do servidor. Para isso, clique em Inserir Localidade. A página será configurada da seguinte forma juntamente com a mensagem de sucesso da ação.

Figura 3: Mensagem de Sucesso; Localidade Inserida

Na tela acima, o usuário poderá remover a localidade adicionada anteriormente, para isso clique no ícone . A caixa de diálogo a seguir será fornecida solicitando a confirmação da ação.

Figura 4: Caixa de Diálogo

Clique em OK para confirmar a remoção da localidade desejada. Em seguida a mensagem de sucesso da ação será exibida conforme a imagem abaixo.

Figura 5: Mensagem de Sucesso

Retornando para a tela que permite o preenchimento dos Dados do Afastamento, o usuário deverá realizar a inserção do Documento legal, para isso clique em Anexar Documento. A página será apresentada no seguinte formato juntamente com a mensagem de sucesso da ação.

Figura 6: Mensagem de Sucesso; Documento Anexado

Na tela acima, o usuário poderá realizar a remoção do documento anteriormente anexado, para isso clique no ícone . A caixa de diálogo a seguir será fornecida solicitando a confirmação da ação.

Figura 7: Caixa de Diálogo

Clique em OK para confirmar a remoção do documento. Logo em seguida a mensagem de sucesso da ação será exibida conforme a imagem abaixo.

Figura 8: Mensagem de Sucesso

Após a inserção da Localidade e do Documento Legal, o usuário poderá realizar a finalização do cadastro da ausência, clicando em Cadastrar. A seguinte página será gerada.

Figura 9: Mensagem de Sucesso; Dados do Afastamento

Para retornar para a página inicial do módulo, clique em .

Bom Trabalho!

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suporte/manuais/sigrh/portal_do_servidor/chefia_de_unidade/frequencia/ponto_eletronico/ausencias/cadastrar_ausencia.txt · Última modificação: 2019/11/08 12:11 (edição externa)