Sistema | SIGRH |
Módulo | Portal do Servidor |
Usuários | Chefia da Unidade |
Perfil | Gestor Unidade, Vice Gestor Unidade e Controlador Ponto |
Última Atualização | ver('', false); |
Esta funcionalidade permite que seja realizado o cadastramento de ausências/afastamento de servidores da Instituição. É importante lembrar que para justificar a ausência é necessário algum documento de regulamentação. Caso o servidor seja docente da instituição com aulas no período, é obrigatório informar como o mesmo irá realizar a reposição das aulas perdidas durante o afastamento. Se o afastamento envolver a necessidade de diárias e/ou passagens, só será possível realizar as requisições após a homologação do afastamento pela chefia da unidade.
Para realizar esta operação, acesse o SIGRH → Portal do Servidor → Chefia de Unidade → Frequência → Ponto Eletrônico → Ausências → Cadastrar Ausência.
O sistema exibirá a tela que permite a visualização das Ocorrências.
Para realizar a seleção da ocorrência desejada clique no ícone . Para exemplo selecionamos AFAST CONGRESSO,CONFERENCIA E TREINAMENTO NO PAIS. A página a seguir será apresentada permitindo a inserção dos Dados do Afastamento.
Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme a desistência na janela que será exibida posteriormente. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.
Caso queira retornar à tela anteriormente gerada, clique em Voltar. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.
Nesta tela, o usuário poderá informar os seguinte dados para a realização do cadastro da ausência:
Exemplificamos com a inserção dos seguintes dados:
Para prosseguir com a operação, o usuário deverá inserir a Localidade de destino do servidor. Para isso, clique em Inserir Localidade. A página será configurada da seguinte forma juntamente com a mensagem de sucesso da ação.
Na tela acima, o usuário poderá remover a localidade adicionada anteriormente, para isso clique no ícone . A caixa de diálogo a seguir será fornecida solicitando a confirmação da ação.
Clique em OK para confirmar a remoção da localidade desejada. Em seguida a mensagem de sucesso da ação será exibida conforme a imagem abaixo.
Retornando para a tela que permite o preenchimento dos Dados do Afastamento, o usuário deverá realizar a inserção do Documento legal, para isso clique em Anexar Documento. A página será apresentada no seguinte formato juntamente com a mensagem de sucesso da ação.
Na tela acima, o usuário poderá realizar a remoção do documento anteriormente anexado, para isso clique no ícone . A caixa de diálogo a seguir será fornecida solicitando a confirmação da ação.
Clique em OK para confirmar a remoção do documento. Logo em seguida a mensagem de sucesso da ação será exibida conforme a imagem abaixo.
Após a inserção da Localidade e do Documento Legal, o usuário poderá realizar a finalização do cadastro da ausência, clicando em Cadastrar. A seguinte página será gerada.
Para retornar para a página inicial do módulo, clique em .
Bom Trabalho!