Sistema | SIGRH |
Módulo | Portal do Servidor; Portal da Chefia de Unidade |
Usuários | Gestores e Vice Gestores das Unidades da Instituição e/ou Servidores Designados para serem Controladores de Ponto |
Perfil | Gestor Unidade; Vice Gestor Unidade; Controlador Ponto |
Última Atualização | ver('', false); |
Esta funcionalidade permite que o usuário homologue o ponto eletrônico, ou seja, a frequência registrada eletronicamente pelos demais servidores lotados em sua unidade de exercício em um determinado mês e ano, desde que o calendário de frequência esteja aberto.
Para realizar esta operação, acesse um dos seguintes caminhos:
O sistema exibirá a seguinte página:
Na tela acima, selecione o Período de referência para a homologação do ponto eletrônico dos servidores vinculados à sua unidade de lotação, dentre as opções disponibilizadas pelo sistema. Exemplificaremos selecionando o Período: Dezembro de 2016.
Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme a desistência na janela que será exibida posteriormente. Esta opção será válida para todas as páginas em que for apresentada.
Se desejar retornar ao menu principal do módulo, clique em ou em , a depender do caminho utilizado para acessar a operação. Esta ação será válida para todas as telas em que estiver presente.
Para prosseguir com a operação, clique em Continuar. A página a seguir será exibida pelo sistema:
Primeiramente, é importante destacar que a página acima só será apresentada caso o usuário tenha permissão para homologar os pontos eletrônicos dos servidores de mais de uma unidade da Instituição. Caso contrário, o sistema o direcionará automaticamente para a tela exibida na próxima figura.
Selecione a Unidade da Instituição à qual os servidores que terão seus pontos eletrônicos homologados estão vinculados, dentre as opções listadas. Como exemplo, utilizaremos a Unidade: - - - 11.65 - PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS.
Clique novamente em Continuar para seguir com a operação. O sistema o direcionará para a página abaixo, que contém a lista com as folhas de ponto do período selecionado:
Primeiramente, na tela acima, os ícones e são utilizados para indicar, respectivamente, que o ponto de um determinado servidor já foi homologado ou que não pode ser homologado devido à existência de pendências. Já o ícone é usado para indicar que a escala de trabalho cadastrada para um determinado servidor não corresponde ao horário registrado em seu ponto.
A partir da tela acima, é possível visualizar as ausências registradas para um determinado servidor listado; consultar suas férias; visualizar em detalhes seu ponto, inclusive podendo autorizar horas excedentes e cadastrar ausências, conforme desejado; e/ou homologar o ponto eletrônico de um servidor específico. Cada uma dessas operações serão esclarecidas abaixo, neste mesmo manual.
Para Visualizar Ausências do Servidor, clique no ícone ao seu lado. A tela a seguir será exposta pelo sistema:
Clique em para fechar a tela e retornar à página anterior. Esta opção será válida sempre que for disponibilizada.
Clique no ícone ao lado de um determinado servidor listado caso queira visualizar as informações referentes às suas férias. A página abaixo será, então, apresentada:
Se desejar Visualizar Detalhes do Ponto do Servidor, clique no ícone ao seu lado. O sistema o direcionará para a seguinte tela:
Primeiramente, clique em Voltar caso deseje retornar à página anterior.
No Espelho de Ponto exibido na tela acima, ao passar o mouse sobre uma determinada data ou sobre as horas contabilizadas em um dia específico (exibidas na coluna HC), o sistema informará, respectivamente, o dia da semana ao qual a data se refere e os detalhes da contabilização de horas do dia em questão. Cumpre ressaltar que, no caso das datas, as destacadas em vermelho representam os fins de semana ou feriados.
Caso o servidor selecionado possua alguma ocorrência de crédito ou débito de horas cadastrada para seu ponto, o sistema exibirá um dos ícones a seguir ao seu lado:
Para visualizar o motivo da ocorrência registrada, passe o mouse sobre um dos ícones mencionados acima. O sistema disponibilizará, então, uma janela com as respectivas informações.
Caso o servidor possua alguma pendência em seu registro de ponto, o ícone será apresentado pelo sistema ao lado do registro em questão. Passe o mouse sobre ele para visualizar mais informações sobre a pendência.
Se um determinado servidor tiver se ausentado de suas atividades por motivo de férias durante o período apresentado no Espelho de Ponto, o ícone será exibido ao lado dos dias de férias.
O ícone , por sua vez, será exibido para indicar que não é possível homologar o ponto do servidor devido à existência de alguma pendência considerada bloqueante, como a ausência não justificada de registro de ponto em um dia útil do mês.
Por fim, o ícone será utilizado para destacar registro de pontos que tiveram horas excedentes autorizadas anteriormente.
Para registrar no sistema o desconto de horas erroneamente registradas pelo servidor como trabalhadas, clique no ícone ao lado do número de horas contabilizadas para o dia desejado. A tela a seguir será prontamente disponibilizada:
Informe a Quantidade de Horas contabilizadas erroneamente e que devem ser descontadas do registro de ponto do servidor e a Justificativa para o desconto. Exemplificaremos com a Quantidade de Horas: 01:00 e a Justificativa: Foi verificado que o servidor se ausentou do trabalho 1h antes do registro de sua saída.
Clique em Salvar para registrar o desconto das horas. A mensagem de sucesso abaixo será exibida pelo sistema:
Ainda no Espelho de Ponto, clique no ícone se desejar cancelar o desconto indevido de horas em um determinado registro de ponto. A caixa de diálogo a seguir será, então, apresentada:
Clique em Cancelar se desistir do cancelamento do desconto ou em OK para confirmá-lo. Optando por confirmar, a mensagem de sucesso a seguir será disponibilizada:
Retornando mais uma vez ao Espelho de Ponto do servidor, se desejar autorizar horas excedentes presentes em um determinado registro de ponto do servidor, informe o número de horas autorizadas no campo disponibilizado na coluna HA ao lado do registro desejado e insira uma Justificativa para a autorização. Utilizaremos como exemplo a HA: 00:41 e a Justificativa: O servidor precisou permanecer além do horário de trabalho para terminar uma demanda no prazo.
Após inserir as informações desejadas, clique em para confirmar a autorização das horas excedentes. O ícone passará, então, a ser exibido ao lado do registro, confirmando que as horas foram autorizadas.
Por fim, caso deseje cadastrar uma ausência para o servidor em uma determinada data listada no Espelho de Ponto, clique em ao lado da data desejada. O menu abaixo será prontamente apresentado pelo sistema:
Na tela acima, clique sobre o tipo de ausência que deseja cadastrar para o servidor. Como exemplo, clicaremos em ATESTADO MÉDICO DE COMPARECIMENTO.
O sistema o direcionará para a página abaixo:
Inicialmente, caso deseje visualizar os detalhes do ponto do servidor em formato para impressão, clique em . Essa ação será detalhada no manual Relatório de Homologação de Frequência, listado em Manuais Relacionados, no fim deste mesmo manual.
Se desejar visualizar o espelho do ponto do servidor, clique em . A página passará a ser exibida de forma semelhante à primeira imagem deste tópico.
Na página acima, informe os seguintes dados da ausência a ser cadastrada:
Para exemplificar, utilizaremos:
Após informar os dados da ausência a ser cadastrada, insira um Documento Legal que comprova a ausência do servidor. Para isso, insira os seguintes dados:
Como exemplo, utilizaremos o Tipo: ATESTADO MÉDICO; a Data: 01/12/2016; e o Arquivo: Documento.pdf.
Para registrar no sistema o documento que comprova a ausência do servidor, clique em Anexar Documento. A página será prontamente atualizada e passará a exibir uma mensagem de sucesso no topo, além da lista de Documentos Anexados:
Se desejar anexar um novo documento, repita a operação.
Caso deseje excluir um documento previamente inserido, clique em ao seu lado. A caixa de diálogo abaixo será disponibilizada pelo sistema, solicitando a confirmação da operação:
Clique em Cancelar se desistir da remoção ou em OK para confirmá-la. Optando por confirmar, a mensagem a seguir será apresentada, confirmando o sucesso da operação:
Após inserir todas as informações da ausência a ser cadastrada, clique em Cadastrar para finalizar a operação. A mensagem de sucesso abaixo será prontamente disponibilizada no topo da página:
Para realizar a homologação do ponto eletrônico de um ou mais servidores da Instituição, selecione-os clicando na caixa de seleção localizada ao lado do seu nome. Se desejar homologar o ponto de todos os servidores listados, clique em .
Se desejar, insira Observações Sobre a Homologação a ser realizada.
Para prosseguir com a operação, clique em Homologar. A página será atualizada e a mensagem de sucesso da operação será exibida conforme imagem a seguir:
Se desejar homologar o ponto de mais algum servidor listado, repita a operação.
Clique em Comprovante de Homologação para visualizar o Relatório de Pontos Eletrônicos Homologados, que será exibido no seguinte formato:
Para retornar à página anterior, clique em Voltar.
Se desejar imprimir o relatório, clique em .
Caso deseje retornar ao menu inicial do módulo, clique em , na parte superior esquerda da página.
Bom Trabalho!