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SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

O SIGAA informatiza os procedimentos da área acadêmica através dos módulos de: graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), ensino técnico, ensino médio e infantil, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovações), registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual. Da mesma maneira do SIPAC também disponibiliza portais específicos para: reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato sensu, stricto sensu e de graduação e comissões de avaliação (institucional e docente).

A figura abaixo ilustra o relacionamento entre os módulos do sistema.

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# Nome Finalidade Material de Apoio Vídeo Aula
1 Cadastro de Discente no SIGAA Esta operação tem como finalidade possibilitar que o discente recém integrado à Instituição, realize o cadastro de usuário no SIGAA. Manual

Módulos

# Nome Finalidade Material de Apoio (manuais, descrição, vídeos) Vídeo Aula
2 Auto - Cadastro Professor ou Funcionário Esse módulo será utilizado para que cadastrar um professor ou funcionário no sistema do SIGAA para que o mesmo possa ter acesso ao sistema.
3 Auto - Cadastro Aluno Esse módulo será utilizado para que cadastrar um aluno no sistema do SIGAA.
4 Auto - Cadastro Familiares Esse módulo será utilizado para que cadastrar um familiar do aluon no sistema do SIGAA.
5 Infantil O módulo Infantil apoia as atividades do Núcleo de Educação Infantil, unidade destinada a alunos do pré-escolar. Descrição Detalhada
6 Fundamental O módulo Ensino Fundamental existe para atender as demandas do Núcleo de Educação da Infância - NEI, bem como dos coordenadores, professores e alunos, objetivando auxiliar as atividades intrínsecas ao ensino fundamental da Instituição sob todos os aspectos, desde o momento em que o aluno ingressa até o momento em que se desvincula. Descrição Detalhada
7 Médio O módulo do ensino Médio será utilizado pela Escola Agrícola de Jundiaí, vinculada à UFRPE. Essa unidade oferece ensino médio mediante exame de seleção, em regime externo, interno ou semi-interno. O uso desse módulo permitirá que a instituição registre e controle atividades dos docentes e dos discentes, também realize matrícula, expedição de diploma, auxilie no processo seletivo entre outras atividades Descrição Detalhada
8 Técnico O módulo do ensino técnico é utilizado pela Escola Agrícola de Jundiaí, pela Escola de Música e pela Escola de Enfermagem, todas vinculadas a UFRPE. A finalidade desse módulo é atender as necessidades acadêmicas do ensino técnico através de operações que otimizem tanto o gerenciamento daqueles cursos quanto as atividades de alunos e docentes das escolas. Descrição Detalhada
9 Técnico Integrado O módulo do ensino técnico integrado é utilizado pela Escola Agrícola de Jundiaí, vinculada à UFRPE. A finalidade desse módulo é atender as necessidades acadêmicas do ensino técnico integrado através de operações que otimizem tanto o gerenciamento daqueles cursos quanto as atividades de alunos e docentes das escolas. Descrição Detalhada
10 Formação complementar O módulo de Formação Complementar será utilizado pelos cursos oferecidos na instituição que não seja infantil, médio, técnico, graduação ou de pós. São cursos de idiomas, música entre outros oferecidos por algumas unidades da UFRPE. Descrição Detalhada
11 Graduação O módulo ensino Graduação existe para atender as demandas da PROGRAD (Pró-reitoria de Graduação), dos departamentos, dos cursos de Graduação, dos docentes e discentes da UFRPE objetivando auxiliar às atividades intrínsecas a Graduação sob todos os aspectos. O aluno regular da graduação ingressa na Universidade através das possíveis formas de ingresso da instituição, tais como: vestibular, transferência e portador de diploma. Ele possui matrícula e está vinculado a um curso regular. Esta modalidade de aluno constitui a maior parte do corpo discente da UFRPE. Descrição Detalhada
12 Lato Sensu A PPG (Pró-reitoria de Pós-graduação da UFRPE) tem a sua disposição o módulo Lato Sensu, responsável pelo gerenciamento das atividades inerentes a especialização e a residência médica Descrição Detalhada
13 Stricto Sensu Diferente do que ocorre na Graduação, na Pós-graduação Stricto Sensu, cada Programa de Pós tem seu próprio calendário e algumas regras de negócio são variáveis de Programa para Programa. Vislumbrando as peculiaridades da Pós-graduação Stricto Sensu, o SIGAA foi implementado atendendo as demandas desse ambiente acadêmico. O módulo Stricto Sensu congrega operações relativas à gerência de mestrado e de doutorado. É mais um módulo desenvolvido para auxiliar a PPG (Pró-reitoria de Pós-graduação da UFRPE). Descrição Detalhada
14 Pesquisa As atividades relacionadas à Pesquisa no âmbito da UFRPE compreendem o Programa de Iniciação Científica, o diretório das Bases de Pesquisa e os Projetos de Pesquisa, sendo a Pró-reitoria de Pesquisa, PROPESQ, a responsável pelo gerenciamento ou supervisão de ações globais na área da pesquisa, como o programa de iniciação científica (bolsas e congressos), os projetos de infraestrutura em Pesquisa e o cadastramento e acompanhamento dos projetos e das bases de Pesquisa (Grupos de Pesquisa). O módulo Pesquisa auxilia as atividades desenvolvidas na PROPESQ, com especial atenção ao gerenciamento dos projetos de pesquisas realizados no âmbito da UFRPE. Descrição Detalhada
15 Extensão A Extensão universitária, segundo o Art 1° da Resolução 070/2004 – CONSEPE, é “entendida nos termos do Plano Nacional de Extensão Universitária como o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável para viabilizar a relação transformadora entre a universidade e a sociedade”. Descrição Detalhada Fhash
16 Monitoria O Programa de Monitoria, segundo o Art 2° da Resolução 013/2006 – CONSEPE, é “uma ação institucional direcionada a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação, envolvendo professores e alunos na condição de orientadores e monitores, respectivamente, efetivado por meio de projetos de ensino”. Descrição Detalhada
17 Ações Acadêmicas Integradas As Ações Acadêmicas Integradas são ações do tipo Pesquisa, Monitoria e Extensão vinculadas a um único projeto acadêmico. Em cada projeto, deverá existir pelo menos duas ações de dimensões diferentes. Este Módulo permite gerenciar as Ações Acadêmicas Associadas existentes na Instituição. Descrição Detalhada
18 Ensino a Distância O módulo de ensino a distância permitirá o gerenciamento das atividades acadêmicas no âmbito dessa modalidade de ensino, realizado pela UFRPE. A Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte presta assessoria pedagógica e técnica para projetos de cursos a distância. A SEDIS coordena o Programa Universidade a Distância (UNIDIS), que desenvolve os seguintes cursos de graduação: Licenciatura em Química, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física e Bacharelado em Administração. Para o ano de 2007 está previsto o início de mais duas licenciaturas: em Geografia e em Ciências Biológicas Descrição Detalhada
19 Assistência ao Estudante O módulo SAE permite o gerenciamento e controle das bolsas/auxílios que são concedidas aos discentes da instituição, tais como: Alimentação, Residência, Transporte, Óculos, Creche, entre outras. Descrição Detalhada Fhash
20 Ouvidoria O módulo Ouvidoria é um canal de comunicação da comunidade interna da UFRPE e comunidade externa, permitindo encaminhar sugestões, reclamações, queixas, apresentar denúncias, críticas e elogios, onde é possível a comunidade interna acompanhar o andamento da sua solicitação. Descrição Detalhada
21 Ambiente Virtual de Aprendizado O módulo de Ambiente Virtual de Aprendizado é responsável pelas turmas virtuais e fóruns de curso. Descrição Detalhada
22 Produção Intelectual Este módulo permite cadastrar e gerenciar as atividades acadêmicas desenvolvidas pelos docentes, funcionando como uma espécie de currículo do docente. Descrição Detalhada
23 Bibliotecas O módulo da biblioteca permite a automação das tarefas: cadastro, catalogação, empréstimos, controle estatístico do acervo das bibliotecas da UFRPE, etc, substituindo o sistema atual: ALEPH. Esse módulo é desenvolvido seguindo padrões internacionais de catalogação (MARC21, AACR2,…) Descrição Detalhada
24 Diplomas O módulo de diplomas permite gerenciar o processo de emissão de diplomas para os diversos níveis de ensino. Neste módulo é possível cadastrar o livro de registro de diplomas, emitir diplomas de forma coletiva e individual, segunda via entre outras funcionalidades. Descrição Detalhada
25 Convênios de Estágios O módulo de convênios de estágio permite solicitar convênios de estágio para que seja analisado pela PROPLAN. Com os convênios cadastrados é possível cadastrar ofertas de estágio para os discentes possam visualizar, gerenciar estágios entre outras funcionalidades. Descrição Detalhada
26 Residência em Saúde O módulo residência médica tem a finalidade de gerenciar as atividades acadêmicas dos programas de residência médica. Descrição Detalhada
27 Vestibular O módulo do Vestibular está em fase de desenvolvimento. Ele pretende agrupar operações que agilizem o processo seletivo da UFRPE. Suas operações envolvem o cadastro e a seleção de vestibulandos; cadastro, seleção e acompanhamento das atividades dos fiscais do processo seletivo, bem como permitem a emissão de relatórios acerca do Vestibular. Descrição Detalhada
28 Infraestrutura Física O módulo Infraestrutura Física permite realizar cadastro, solicitação e autorização de reservas, mapeamento, alocação e gerenciamento da infraestrutura física de todas as unidades da UFRPE, seja para aulas ou para eventos, além de possibilitar a alocação de turmas nos espaços físicos disponíveis (cadastrados) levando em consideração as prioridades de cada centro, a capacidade e os recursos dos seus espaços. o módulo ainda oferece, para visualização dos usuários, uma agenda de reservas para cada espaço físico cadastrado. Descrição Detalhada
29 Turma Virtual A Turma Virtual é uma ferramenta de ensino complementar colocada à disposição dos docentes e discentes. Ela é um espaço construído para ajudar no aprendizado dos discentes, criando uma extensão da sala de aula no SIGAA. Encontra-se nos Portais do Docente e do Discente, permitindo o intercâmbio virtual de informações entre discentes e docentes de uma turma. Descrição Detalhada
30 NEE Neste módulo, a CAENE - Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais realiza o acompanhamento a discentes com necessidades educacionais especiais, tendo em vista seu ingresso, acesso e permanência, com qualidade, no ambiente universitário. Descrição Detalhada
31 Administração do Sistema Este módulo permite o administrador do sistema ter acesso a cadastros do sistema, acompanhamento de logs de erro entre outras funcionalidades específicas do administrador de sistema. Descrição Detalhada
32 Avaliação Institucional Para que o discente de Graduação possa se matricular nos componentes curriculares oferecidos num semestre, deverá avaliar as turmas que participou no semestre anterior. De forma análoga, o docente de Graduação só poderá consolidar as turmas que tiver avaliado. Essa avaliação é utilizada pela Reitoria da UFRPE para definir as ações de melhorias da universidade. Vale lembrar que a identificação do usuário é resguardada, possibilitando maior fidedignidade dos resultados. Por fim, essa avaliação está disponível no sistema apenas no período definido pela Comissão própria de Avaliação. Descrição Detalhada
33 Portal do Docente O Portal do Docente reúne informações relativas aos docentes nas suas atividades acadêmicas, sejam elas de ensino, de pesquisa, de extensão ou de monitoria. Além disso, também permite que o docente cadastre informações relativas a sua produção intelectual; gerencie suas turmas através do AVA Turma Virtual; acesse os portais os quais tem acesso(Coordenador de Lato Sensu, Coordenador de Stricto Sensu etc); acesse seu Porta-arquivos, inscreva-se para fiscalizar vestibular e solicite compra de livros a biblioteca. Descrição Detalhada
34 Portal do Discente O discente poderá, através do seu respectivo portal, acessar operações relativas ao ensino a pesquisa e a extensão. Como também inscrever-se para ser fiscal do vestibular, participar de fóruns do seu curso, bem como criá-los, solicitar bolsa auxílio alimentação e moradia, consultar a produção intelectual dos docentes e as defesas de pós-graduação e comunicar-se com a coordenação de seu curso. Em relação ao ensino, o aluno poderá consultar nota, emitir histórico, declaração de vínculo e atestado de matrícula, matricular-se, trancar componente curricular, consultar as informações de curso, de componente curricular, de turma e de unidades acadêmicas e, por fim, acessar as turmas virtuais dos componentes curriculares nos quais está matriculado Descrição Detalhada
35 Portal do Coordenador Lato Sensu Através deste portal, o Coordenador de curso Lato Sensu terá a sua disposição todas as operações necessárias ao gerenciamento do curso que coordena, quais sejam: matricular aluno, consolidar turma, identificar secretário do curso, solicitar prorrogação de prazo do curso a PPG (Pró-reitoria de Graduação), enviar relatório final de curso para a PPG, cadastrar aluno, emitir histórico e atestado de matrícula do aluno, cadastrar turmas, emitir relatórios e realizar consultas. Descrição Detalhada
36 Portal do Coordenador Stricto Sensu O portal Stricto Sensu fornece ao coordenador de stricto as operações: Cadastros (equipe de docentes do programa, docente externo, limite de orientandos por docente, ementas e referências de disciplinas, processos seletivos, oferta de vagas, calendário etc ), gerenciamento de alunos (cadastro, matricula, aproveitamento, emissão de histórico e de atestado de matrícula, aproveitamento de disciplina, consolidação individual de nota, cadastro de banca, homologação de diploma etc), criação e consulta de turma, relatórios e consultas diversas. Descrição Detalhada
37 Portal do Coordenador Graduação Através desse portal, o coordenador de curso de graduação poderá gerenciar as atividades realizadas pela coordenação (matrícula, emissão de histórico, solicitação de turma, emissão dos mais variados relatórios, realização de consultas etc), bem como entrar em contato com os alunos do curso, através de fórum ou do atendimento das perguntas dos alunos. Descrição Detalhada
38 Portal Coordenador de Pólo Este portal permite ao coordenador de pólo gerenciar informações do pólo, definir horário de atendimento dos tutores, visualizar relatório de alunos por curso entre outras funcionalidades. Descrição Detalhada
39 Portal do Tutor Este portal permite ao tutor acompanhar semanalmente a aprendizagem do aluno atribuindo notas em diversos itens, solicita trancamento entre outras funcionalidades. Descrição Detalhada
40 CPDI Conforme a sigla CPDI (Comissão Permanente de Desenvolvimento Institucional), esse portal congrega as operações relativas ao desenvolvimento da instituição, tal como: informações relativas ao ensino, pesquisa e extensão, relatório de turmas por departamento, situação de docentes, consultas diversas, dentre outros. Descrição Detalhada
41 Portal da Reitoria Esse portal é composto basicamente por relatórios envolvendo graduação, pós-graduação, pesquisa, monitoria e produção dos docentes da UFRPE. Possui também relatórios com informações enviadas aos censos e relatórios utilizados no planejamento da instituição. Descrição Detalhada
42 Portal de Relatórios de Gestão Esse portal é composto basicamente por relatórios envolvendo ensino, extensão, pesquisa e relatórios estatísticos. Descrição Detalhada
43 Portal do Preceptor de Estágio Esse portal permite a empresa conveniada gerenciar seus estagiários, criar ofertas de estágio, selecionar estagiários entre outras funcionalidades. Descrição Detalhada
44 Portal Público O Portal Público permite acesso ao público externo à algumas informações do SIGAA (consultas de docentes, departamentos, cursos) ou realizar inscrições em Processos Seletivos. Descrição Detalhada

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suporte/sigaa/visao_geral.txt · Última modificação: 2020/01/29 14:26 por ana