Sistema | SIGAA |
Módulo | Stricto Sensu |
Usuários | Coordenador da Pró-Reitoria de Pós-Graduação |
Perfil | PPG |
Última Atualização | Janeiro de 2020 |
Docência assistida consiste na atuação do pós-graduando em atividades acadêmicas sob a supervisão direta de um docente responsável, mediante aprovação do plano, pelo colegiado e pelo departamento responsável pelo componente curricular. Esta funcionalidade permite aos membros da PPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação) que consultem e administrem todos os planos de docência assistida cadastrados na Instituição.
Para realizar essa operação, acesse o SIGAA → Módulos → Stricto Sensu → Bolsas Docência Assistida → Consulta → Gerenciar Planos de Docência Assistida.
Inicialmente a seguinte tela será apresentada:
Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme na janela que será apresentada pelo sistema. Esta opção é válida sempre que a função estiver disponível.
Clique em , para retornar à página inicial do módulo. Esta operação é válida para todas as telas que apresentem esta função.
Nesta tela, o usuário poderá optar por informar um ou mais dos seguintes critérios:
Caso nenhuma das opções disponíveis seja selecionada, a busca apresentará no resultado Todos os planos de docência assistida cadastradas no sistema.
Exemplificamos com o Programa PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL. Após informar os campos solicitados, clique em Buscar, a seguinte tela será gerada:
Caso queira visualizar a versão para impressão da página acima, clique em . O resultado será exibido da seguinte forma:
Imprima o documento, clicando em .
Caso queira voltar à página anterior, clique em Voltar.
Para retornar à página inicial do módulo, clique no link , no canto esquerdo superior da tela.
Retornando à tela com os Planos de Docência Assistida Cadastrados, o ícone apresentado ao lado do nome do Docente indicará que o Plano de Docência desejado possui indicação de bolsa REUNI.
O usuário poderá realizar as seguintes operações: Analisar Plano de docência assistida, Analisar Relatório Semestral, Alterar Plano de Docência Assistida, Visualizar Plano de Docência Assistida, Visualizar Relatório Semestral, Download do Arquivo Anexado e Visualizar Histórico de Movimentações. Para facilitar a compreensão, explicaremos as funcionalidades em tópicos.
Para analisar o plano de docência desejado, clique no ícone . Logo, será apresentada a seguinte tela:
Nesta tela, são informados os dados do aluno e disponibilizados os critérios para que o plano seja analisado. Informe a Situação do plano, selecionando entre as opções listadas; além disso, descreva uma Observação acerca da situação escolhida.
Exemplificamos com a Situação APROVADO. Para dar continuidade, clique em Confirmar. A mensagem de sucesso a seguir será apresentada:
Se desejar analisar o relatório semestral enviado para o plano de docência, clique no ícone . A tela a seguir será exibida:
São apresentados os dados do aluno juntamente com os critérios para análise do relatório semestral. Preencha o campo Situação com uma das opções listadas: CONCLUÍDO, RELATÓRIO EM ANÁLISE ou SOLICITADO ALTERAÇÃO NO RELATÓRIO e faça uma Observação acerca da análise realizada.
Após isso, clique em Confirmar para prosseguir. A mensagem de sucesso a seguir será apresentada:
Caso deseje alterar o plano de docência, clique no ícone . Essa operação não é permitida para os planos com situação já concluída. A tela a seguir será exibida:
Os critérios a serem preenchidos ou alterados são:
Para os campos Data de Início e Data de Fim, o usuário poderá utilizar o calendário virtual para facilitar o preenchimento. Caso queira utilizá-lo basta clicar no ícone .
Caso queira excluir uma turma já selecionada, clique o ícone . A tela será recarregada sem a turma na lista disponível.
Ao clicar em Salvar Atividade, a atividade descrita será salva e elencada às outras já apresentadas na lista com as atividades, abaixo dos critérios.
Na mesma lista, clique no ícone se desejar apagar uma atividade já salva. Confirme a remoção na janela apresentada:
Para alterar alguma das atividades, clique no ícone e as informações da mesma serão carregadas automaticamente, nos campos explicitados anteriormente, para que sejam alteradas.
Após realizar as alterações desejadas, clique em Avançar. A página a seguir será gerada:
São apresentados, nesta tela, as informações e novas alterações realizadas no plano de docência.
Para retornar à tela anterior, clique em Voltar.
Clique em Salvar para confirmar as alterações realizadas. A seguinte mensagem de sucesso será exibida pelo sistema:
Para visualizar o plano de docência assistida desejado, clique em . O relatório do Plano de Docência Assistida será exibido, conforme a tela a seguir:
Caso deseje retornar à tela anterior, clique em Voltar.
Para imprimir o documento, clique em .
Clique em , no canto esquerdo superior da tela, para voltar para a página inicial do módulo.
Caso deseje visualizar o relatório semestral elaborado pelo aluno para o plano de docência, clique no ícone . O relatório será exibido, como mostrado na tela a seguir:
Se desejar retornar à tela anterior, clique em Voltar.
Para imprimir o relatório gerado, clique em .
Para ser direcionado ao menu inicial da operação, clique em , no topo da página.
Clique no ícone para que seja realizado o download das informações sobre o plano de docência desejado. O sistema exibirá uma janela para que o usuário possa abrir ou fazer download do arquivo:
Escolha a opção desejada e clique em OK para confirmar a operação.
Para visualizar o histórico de movimentações acerca do Plano de Docência desejado, clique no ícone . A tela a seguir será gerada:
Para retornar para a tela anterior, clique em Voltar.
Bom Trabalho!