Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:manuais:sigaa:stricto_sensu:vinculo_matriculas:turmas:criar_turma

Export page to Open Document format

Criar Turma para Componente Curricular de Stricto Sensu

Sistema SIGAA
Módulo Stricto Sensu
Usuários Coordenadores da Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Perfil PPG
Última Atualização Fevereiro de 2020

Esta funcionalidade tem como objetivo criar uma turma para um componente curricular, definindo algumas características, como horários, locais de aula, docentes, entre outras. Essa funcionalidade é utilizada pelos Coordenadores do Programa de Pós-Graduação.

Para criar uma turma para um componente curricular de Stricto Sensu, acesse o SIGAA → Módulos → Stricto Sensu → Vínculos/Matrículas → Turmas → Criar Turma.

O sistema exibirá a tela para que sejam informados os dados para Busca de Componentes Curriculares da turma:

Caso desista de realizar a busca, clique em Cancelar e o sistema exibirá uma caixa de diálogo para confirmar a ação. Esta operação é valida em todas as telas que a apresentar.

Para retornar ao menu inicial do módulo . Essa ação será válida em todas as telas que a apresentar.

Na tela Busca de Componentes Curriculares, o usuário deverá escolher e preencher um ou mais dos campos para efetuar a sua busca. Como opção o sistema fornece os seguintes campos:

  • Código: nesse campo deverá ser informado o código da turma que o usuário pretende consultar;
  • Nome: informe o nome da turma;
  • Tipo: forneça o tipo de turma que o usuário deseja consultar. O sistema oferecerá as opções de escolha DISCIPLINA ou MÓDULO;
  • Unidade Responsável: nesse campo deverá ser informado a Unidade Acadêmica responsável pela turma.

Após informar os dados para a Busca de Componentes Curriculares, clique em Buscar. O sistema exibirá as possibilidades de turma a serem cadastradas.

Se o usuário desejar dar continuidade ao cadastramento, deverá clicar no ícone .

Em seguida, o sistema fornecerá uma tela com os Dados do Componente Curricular e Dados Gerais da Turma, onde os campos obrigatórios deverão ser preenchidos.

Os campos de preenchimento obrigatório são:

  • Ano-Período: o usuário deverá fornecer o ano e período que deseja cadastrar a sua turma;
  • Capacidade de Alunos: o usuário deverá fornecer o número máximo de alunos que a turma comportará;
  • Local: o usuário deverá fornecer a localidade onde as aulas desta serão ministradas;

Para criar turma de outro componente, clique em Selecionar Outro Componente. Se o usuário desejar prosseguir com o cadastramento da turma, deverá clicar em Próximo Passo. A seguir, a tela Defina Horário será apresentada.

Figura 4: Defina Horário.

Nesta tela, para se definir o horário da turma, assinale os espaços na grade ou digite o horário no campo Expressão do Horário e clique em Atualizar Grade de Horários. O preenchimento deverá ser realizado de acordo com o número de créditos disponíveis.

Caso opte por retornar à tela anterior, clique em Passo Anterior. Para dar prosseguimento à criação da turma, clique em Próximo Passo. A tela a seguir será exibida:

Figura 5: Docentes.

Os dados solicitados para o cadastramento de Docentes do Programa são:

  • Programa: Informe o Programa Acadêmico em que a disciplina está inserida.
  • Docente: Selecione o nome do docente que irá ministrar a disciplina, conforme o Programa Acadêmico que foi informado. Ao digitar as primeiras letras do nome, o sistema exibirá uma lista com nomes similares. Selecione o desejado;
  • Carga Horária: Fornecer a respectiva carga horária da disciplina solicitada.

O usuário pode utilizar as abas Docentes que não Pertencem ao programa e Docentes Externos. Em ambas as opções, o Docente e a Carga Horária deverão ser informados. Poderá haver mais de um docente para ministrar a disciplina. Após informar os dados do docente, clique em Adicionar.

A página será recarregada e o sistema exibirá uma mensagem de sucesso. O docente será incluído, assim como é apresentado na tela abaixo::

Figura 6: Mensagem de Sucesso.

Clique no ícone para Retirar Docente da Turma. Para prosseguir com a remoção clique em OK na seguinte caixa de diálogo gerada pelo sistema :

Figura 7: Caixa de Diálogo.

Será exibida a confirmação da ação:

Figura 8: Docente Removido com Sucesso.

Após indicar todos os docentes desejados, clique em Próximo Passo. A tela a seguir será exibida:

Figura 9: Dados da Turma.

Caso deseje retornar à tela anterior, clique em Docentes. Para retornar à tela de grade de horários, clique em Horário da Turma e, para modificar os dados informados sobre a turma, clique em Dados Gerais. Para confirmar a criação da turma, clique em Cadastrar.

Por fim, o sistema exibirá a seguinte mensagem de sucesso:

Figura 10: Mensagem de Sucesso.

Para maiores informações quanto à função consulta de turmas, visualize o manual Consultar, Alterar ou Remover Turma para Componente Curricular de Stricto Sensu listado em Manuais Relacionados.

Bom Trabalho!

Manuais Relacionados

suporte/manuais/sigaa/stricto_sensu/vinculo_matriculas/turmas/criar_turma.txt · Última modificação: 2020/02/10 16:07 por ana.carol