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Cadastrar Ausências do Servidor

Sistema SIGRH
Módulo Administração de Pessoal
Usuários Gestor do Departamento de Administração de Pessoal
Perfil Gestor Administração de Pessoal, Administrador de Gestão de Pessoal, Gestor Cadastro
Última Atualização Março de 2020

Esta operação permite que o usuário realize o cadastro de uma ausência (ocorrência que impede a realização das atividades por um determinado período) para servidores lotados nas unidades sobre as quais o usuário possui algum nível de responsabilização (chefe, vice-chefe, gerente ou operador da unidade).

Para dar prosseguimento ao cadastro de ausência, existem os seguintes caminhos:

  • SIGRH → Módulos → Administração de Pessoal → Cadastros → Registros para o Servidor → Ausências (Perfis Gestor Administração Pessoal e Administrador de Gestão de Pessoal);
  • SIGRH → Módulos → Cadastro → Funcional → Registros Funcionais → Ausências (Perfil Gestor Cadastro).

A seguinte página será exibida:

Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme a desistência na janela que será exibida posteriormente. Esta ação é válida para todas as telas que a contenha.

Para retornar para a página inicial do módulo, clique em Administração de Pessoal ou Cadastro, de acordo com o módulo acessado.

Nesta página, informe os seguintes dados da ausência do servidor:

  • Unidade de Exercício: Informe a unidade de exercício do servidor em questão. Ao digitar as letras iniciais, o sistema exibirá uma lista com os possíveis resultados para que o usuário possa escolher a opção desejada;
  • Servidor: Insira o nome completo do servidor. Ao informar as letras iniciais, o sistema exibirá, automaticamente, seu Nome Completo, sua Matrícula SIAPE e o seu Cargo logo abaixo;
  • Vínculo de Ocorrência: Esse campo ficará disponível após o preenchimento do campo anterior e também será preenchido automaticamente;
  • Tipo da Ausência: Selecione o tipo de ausência na lista disponível;
  • Data de Início: Insira a data de início da ausência ;
  • Data de Término: Informe a data final;
  • Data de Término Real: Informe a real data final;
  • Processo: Informe o número do processo referente à ausência;
  • Capacitação: Selecione entre as opções Sim ou Não;
  • Homologa: Escolha entre as opções Sim, Não ou Pendente;
  • Justificativa: Preencha com informações que justifiquem a não homologação. Este campo só estará presente, caso o usuário selecione Não no campo Homologa;
  • Observação: Faça observações pertinentes ao processo em questão;
  • Enviar notificação por e-mail: Assinale este campo caso queira enviar uma notificação por e-mail para o servidor.

Além disso, pode-se adicionar documentos de regulamentação da ausência, inserindo os campos abaixo:

  • Tipo: Informe o tipo de documento, entre as opções disponíveis no sistema;
  • Data: Insira a data de expedição do documento;
  • Número: Insira o número do documento em questão;
  • Arquivo: Neste campo é possível carregar um documento selecionado de seu computador, se desejado. Para isso, clique em Selecionar Arquivo para buscar e selecionar o arquivo em seu computador;
  • Observações: Caso queira, faça observações sobre o arquivo/documento.

Para os campos com preenchimento de datas, no caso Data de Início, Data de Término e Data de Término Real, o usuário poderá utilizar o calendário exibido ao clicar no ícone .

Exemplificamos o preenchimento dos campos da seguinte forma:

  • Unidade de Exercício: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (13.15);
  • Servidor: NOME DO SERVIDOR;
  • Vínculo de Capacitação: 0000000 (UFRPE, em atividade desde 31/07/2009);
  • Tipo de Ausência: AFAST CONGRESSO, CONFERENCIA E TREINAMENTO NO PAIS;
  • Data de Início: 08/07/2013;
  • Data de Término: 12/07/2013;
  • Capacitação: Não;
  • Homologa: Sim;
  • Enviar notificação por email: Este campo selecionado.
  • Tipo: ATO DO CONGRESSO;
  • Data: 08/07/2013.

Ao final clique em Anexar Documento. O sistema exibirá uma mensagem de sucesso e a tela será apresentada da seguinte forma:

Caso queira excluir o documento anexado, clique no ícone . O sistema exibirá uma janela para confirmação:

Figura 3: Caixa de Diálogo

Clique em OK para confirmar. A seguinte mensagem de sucesso será visualizada:

Figura 4: Mensagem de Sucesso

Para prosseguir com a operação de cadastramento, clique em Cadastrar. A seguinte mensagem, informando que a ação foi realizada com sucesso, será carregada no topo da página:

Figura 5: Sucesso da Ação

Bom Trabalho!

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suporte/manuais/sigrh/administracao_de_pessoal/cadastros/registros_para_o_servidor/ausencias.txt · Última modificação: 2020/03/05 18:24 por ana