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Consultar Comprovante de Pagamento de Plano de Saúde

Sistema SIGRH
Módulo Administração de Pessoal
Usuários Responsáveis pela Administração de Pessoal
Perfil Administrador DAP, Gestor DAP e Gestor de Plano de Saúde
Última Atualização
ver('', false);

Esta operação tem como finalidade possibilitar a consulta dos comprovantes de pagamento cadastrados no sistema. O servidor beneficiado com a solicitação de ressarcimento precisa mensalmente realizar o registro da comprovação do pagamento do seu plano de saúde. Após o cadastro da comprovação do pagamento, o gestor do Departamento de Administração Pessoal deverá negar ou aprovar os comprovantes de pagamentos enviados. Nesta funcionalidade, o usuário poderá autorizar os comprovantes pendentes, bem como visualizar, alterar ou removê-los.

Para consultar o comprovante de pagamento de plano de saúde, existem dois caminhos:

  • SIGRH → Módulos → Administração de Pessoal → Plano de Saúde → Comprovações → Comprovante de Pagamento → Consultar (Perfil Administrador DAP e Gestor DAP).
  • SIGRH → Módulos → Plano de Saúde → Plano de Saúde → Comprovações → Comprovante de Pagamento → Consultar (Perfil Gestor Plano de Saúde).

O sistema exibirá a tela que permite a Busca por Comprovação, onde o usuário deverá informar os critérios para a realização da consulta.

Figura 1: Busca por Comprovação

Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme a desistência na janela que será exibida posteriormente. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.

Para retornar ao menu inicial do módulo, clique em Administração de Pessoal ou Plano de Saúde, de acordo com o módulo que estiver utilizando.

O usuário poderá realizar uma busca pelas solicitações de ressarcimento. Para isso, será necessário informar pelo menos um dos parâmetros a seguir:

  • Beneficiário: O usuário poderá indicar se a busca será realizada por Servidor ou Pensionista;
  • Servidor: Caso a busca seja realizada por Servidor, o usuário poderá informar o nome, matrícula SIAPE ou CPF do servidor e selecioná-lo na lista de resultados gerada neste item após preencher com os primeiros números ou letras;
  • Pensionista: Se a busca for realizada com base no Pensionista, o usuário poderá informar o nome do beneficiário e depois selecioná-lo na lista de resultados gerada neste campo após preencher com os primeiros números ou letras;
  • Unidade de Lotação: Informe a unidade em que o servidor está lotado. Após informar as primeiras letras da unidade, uma lista de opções será gerada. Clique sobre o resultado;
  • Considerar Unidades Vinculadas a Unidade de Lotação: Este campo estará habilitado para seleção somente se o usuário informar a Unidade de Lotação. Selecione este item caso queira considerar as unidades subordinadas à Unidade informada anteriormente;
  • Unidade de Exercício: Informe a unidade do exercício do servidor titular. Após preencher com as primeiras letras, uma lista será gerada. Clique sobre o resultado;
  • Considerar Unidades Vinculadas a Unidade de Exercício: Selecione esta opção caso queira considerar as unidades subordinadas à Unidade de Exercício do servidor. Este item estará habilitado para seleção somente se a Unidade de Exercício for informada;
  • Data de Cadastro: Se desejar, informe a data em que a solicitação foi cadastrada;
  • Data de Autorização/Negação: A consulta poderá ser realizada com base na data de autorização ou negação de uma solicitação;
  • Situação do Comprovante: Informe a situação em que o comprovante se encontra, optando entre Enviado, Autorizado, Negado ou Inativo;
  • Mês Referência do Comprovante: Selecione o mês de referência do comprovante dentre as opções listadas pelo sistema;
  • Ano Referência do Comprovante: Forneça o ano de referência do comprovante;
  • Categoria: O usuário poderá informar a categoria do plano relacionado ao comprovante cadastrado, optando por Médico ou Odontológico.

Os campos Data de Cadastro e Data de Autorização/Negação poderão ser preenchidos clicando no ícone . O sistema apresentará um calendário para que o usuário selecione as datas desejadas.

Exemplificamos com a Data de Cadastro 13/05/2013 a 17/05/2013 e a Situação do Comprovante Enviado.

Para continuar com o procedimento, clique em Consultar e uma tela semelhante à anterior, com os comprovantes de pagamentos, será exibida conforme os critérios fornecidos na busca.

Figura 2: Comprovações

O usuário poderá autorizar os comprovantes pendentes, além de visualizar, alterar e removê-los. Essas operações serão descritas separadamente em tópicos ao longo deste manual.

Autorizar Comprovante

O usuário poderá autorizar os comprovantes de pagamento pendentes clicando no ícone . Desta forma, será possível visualizar os Dados da Solicitação de Ressarcimento de Plano de Saúde.

Figura 3: Autorizar Comprovante

Para visualizar algum dos comprovantes fornecidos, clique no ícone e a seguinte caixa de diálogo será exibida:

Figura 4: Caixa de Diálogo

O usuário poderá abrir ou realizar o download do documento. Para confirmar a operação, clique em OK.

Será possível autorizar ou negar um comprovante cadastrado. O usuário terá que preencher uma Justificativa/Observação. Para autorizar a comprovação clique em Aprovar. A seguinte mensagem de sucesso será exibida no topo da página:

Figura 5: Mensagem de Sucesso

Caso queira negar uma comprovação, clique em Negar e a seguinte caixa de diálogo será exibida:

Figura 6: Caixa de Diálogo

Para confirmar a operação, clique em OK e a mesma mensagem de sucesso apresentada no caso de autorização será exibida novamente no topo da página.

Alterar Comprovante

Retornando à tela de Comprovações, se desejar alterar um comprovante de pagamento cadastrado em uma solicitação, o usuário deverá clicar no ícone . Em seguida, a tela com os Dados da Solicitação de Ressarcimento do Plano de Saúde será exibida com os Dados Pessoais do Servidor Titular, Dados Funcionais do Servidor Titular e Arquivos do Boleto e Comprovantes de Pagamento dos últimos 12 meses.

Figura 7: Alterar a Solicitação

Essa operação será melhor descrita no manual Cadastrar Comprovante de Pagamento de Plano de Saúde que estará listado nos Manuais Relacionados.

Visualizar Solicitação

Retornando à tela de Comprovações, para visualizar os detalhes da solicitação, clique no ícone . Em seguida, a tela com os Detalhes da Solicitação será exibida, onde constarão todos os dados relacionados a solicitação de ressarcimento do plano e os comprovantes cadastrados.

Figura 8: Detalhes da Solicitação

Para finalizar a exibição da tela acima, clique em Fechar.

Remover Comprovante

Ainda na tela de Comprovações, o sistema permite que o usuário remova um comprovante de pagamento. Para isso, será preciso clicar no ícone correspondente à solicitação de ressarcimento que contenha o comprovante que deseja remover. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo sobre a remoção do documento.

Figura 9: Caixa de Diálogo

Clique em OK para dar continuidade com a operação. Logo, uma mensagem de sucesso será exibida na tela confirmando o procedimento.

Figura 10: Mensagem de Sucesso

Bom Trabalho!

Manuais Relacionados

suporte/manuais/sigrh/administracao_de_pessoal/plano_de_saude/comprovacoes/comprovante_de_pagamento/consultar.txt · Última modificação: 2019/11/08 12:11 (edição externa)