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Listar/Alterar Ausências

Sistema SIGRH
Módulo Portal do Servidor
Usuários Chefia da Unidade
Perfil Gestor Unidade, Vice Gestor Unidade e Controlador Ponto
Última Atualização
ver('', false);

Esta funcionalidade permite que seja realizado o cadastramento de ausências/afastamento de servidores da Instituição. É importante lembrar que para justificar a ausência é necessário algum documento de regulamentação. Caso o servidor seja docente da instituição com aulas no período, é obrigatório informar como o mesmo irá realizar a reposição das aulas perdidas durante o afastamento. Se o afastamento envolver a necessidade de diárias e/ou passagens, só será possível realizar as requisições após a homologação do afastamento pela chefia da unidade.

Para realizar esta operação, acesse o SIGRH → Portal do Servidor → Chefia de Unidade → Frequência → Ponto Eletrônico → Ausências → Listar/Alterar Ausências.

A seguinte página será apresentada possibilitando que o usuário realize a Consulta de Ausências.

Figura 1: Consulta de Ausência

Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme a desistência na janela que será exibida posteriormente. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.

Para retornar para a página inicial do módulo, clique em .

Para realizar a pesquisa por ausências cadastradas, o usuário poderá informar os seguintes campos:

  • Servidor: Informe o nome do servidor que deseja procurar. Ao digitar as letras iniciais, o sistema fornecerá uma listagem com possíveis opções para o preenchimento;
  • Unidade de Lotação: Selecione a unidade de lotação dentre as opções disponibilizadas pelo sistema;
  • Considerar Unidades Vinculadas à Unidade de Lotação: Selecione esta opção caso queira considerar as unidade vinculadas à unidade de lotação;
  • Unidade do Exercício: Selecione a unidade exercício dentre as opções listadas pelo sistema;
  • Considerar Unidades Vinculadas à Unidade de Exercício: Selecione esta opção caso deseje considerar as unidade vinculadas à unidade de exercício;
  • Ocorrência: Selecione a ocorrência desejada dentre as opções listadas pelo sistema;
  • Classificação: Selecione a classificação dentre as opções disponibilizadas pelo sistema;
  • Forma de Lançamento: Escolha a forma de lançamento desejada selecionando dentre as opções listadas pelo sistema;
  • Data de Início: Digite a data desejada ou selecione-a no calendário exibido ao clicar em ;
  • Data de Término: Digite a data desejada ou selecione-a no calendário exibido ao clicar em ;
  • Exibir em formato de Impressão: Selecione esta opção caso queira que a busca seja gerada em formato de impressão.

Exemplificamos com a Unidade de Lotação DAP/PRH - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PESSOAL.

Para prosseguir com a operação, clique em Buscar. A tela será configurada da seguinte forma, permitindo assim a visualização da Lista de Ausências Encontradas.

Figura 2: Lista de Ausências Encontradas

As operações de visualização, alteração, remoção e cancelamento apresentadas na tela acima, serão descritas nos tópicos a seguir.

Visualizar Ausência

Para realizar a visualização de informações adicionais da ausência desejada, clique no ícone . A tela a seguir será apresentada pelo sistema.

Figura 3: Dados da Ausência

Caso queira retornar à tela anteriormente gerada, clique em Voltar. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.

Caso haja algum documento anexado, o usuário poderá visualizá-lo clicando no ícone . A caixa de diálogo a seguir será fornecida pelo sistema.

Figura 4: caixa de Diálogo

Selecione se deseja Abrir ou realizar o Download do arquivo. Clique em OK para confirmar a operação. Em seguida o arquivo será disponibilizado para a visualização no computador pessoal do usuário.

Alterar Dados da Ausência

Ao clicar no ícone , o usuário poderá realizar a modificação nos dados da ausência. A página seguinte será apresentada pelo sistema.

Figura 5: Dados da Ausência - Alterar

O usuário poderá realizar a modificação dos seguintes dados:

  • Tipo da Ausência: Informe o tipo de ausência dentre as opções listadas pelo sistema;
  • Falta já descontada em Movimentação Financeira: Selecione esta opção para informar que a falta já foi descontada em movimentação financeira;
  • Data de Início: Digite a data desejada ou selecione-a no calendário exibido ao clicar em ;
  • Data de Término: Digite a data desejada ou selecione-a no calendário exibido ao clicar em ;
  • Processo: Forneça a numeração do processo;
  • Capacitação: Opte por selecionar entre Sim ou Não;
  • Homologa: Opte por selecionar entre Sim, Não ou Pedente;
  • Observação: Caso ache pertinente informe uma observação;
  • Tipo: Selecione o tipo desejado dentre as opções listadas pelo sistema;
  • Data: Digite a data desejada ou selecione-a no calendário exibido ao clicar em ;
  • Número: Forneça a numeração do documento legal que será anexado;
  • Arquivo: Adicione o arquivo desejado clicando em Selecionar arquivo;
  • Observações: Caso ache pertinente informe uma observação.

Exemplificamos com os seguintes dados:

  • Tipo da Ausência: FALTA;
  • Data de Início: 02/08/2012;
  • Data de Término: 02/08/2012;
  • Capacitação: Não;
  • Homologa: Sim;
  • Tipo: ATA;
  • Data: 01/04/2012.

O usuário poderá realizar a inserção e a remoção de um Documento Legal, esta operação será melhor descrita no manual Cadastrar Ausência, listado nos manuais relacionados.

Para confirmar a modificação nos dados da ausência, clique em Alterar. A mensagem de sucesso da ação será fornecida conforme a imagem a seguir.

Figura 6: Mensagem de Sucesso

Remover Ausência

Para realizar a remoção da ausência desejada, clique no ícone . A caixa de diálogo a seguir será fornecida pelo sistema solicitando a confirmação da ação.

Figura 7: Caixa de Diálogo

Clique em OK para confirmar a remoção da ausência. Logo em seguida, a mensagem de sucesso da ação será exibida pelo sistema juntamente com uma mensagem de alerta.

Figura 8: Mensagem de Sucesso

Cancelar Ausência

Clique no ícone para realizar o cancelamento da ausência desejada. A caixa de diálogo a seguir será apresentada solicitando a confirmação da ação.

Figura 9: Caixa de Diálogo

Clique em OK para confirmar o cancelamento da ausência. Em seguida a mensagem de sucesso da ação será exibida conforme a imagem abaixo.

Figura 10: Mensagem de Sucesso

Bom Trabalho!

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suporte/manuais/sigrh/portal_do_servidor/chefia_de_unidade/frequencia/ponto_eletronico/ausencias/listar_alterar_ausencias.txt · Última modificação: 2019/11/08 12:11 (edição externa)