Essa é uma revisão anterior do documento!
Sistema | SIPAC |
Módulo | Protocolo |
Usuários | Servidores que Possuem Permissão para Cadastrar Protocolo na Instituição |
Perfil | Cadastrar Protocolo |
Última Atualização | ver('', false); |
Esta funcionalidade permite que o usuário registre, no sistema da Instituição, um novo despacho eletrônico para um documento cadastrado e atualmente pertencente à sua unidade de lotação. Um despacho eletrônico é uma informação adicional que pode ser incluída durante a movimentação de um documento. Esta informação se refere a um parecer que o usuário apresenta após fazer sua análise do assunto abordado.
Para realizar a operação, acesse o SIPAC → Módulos → Protocolo → Menu → Documentos → Despachos Eletrônicos → Cadastrar Despacho.
O sistema prontamente exibirá a seguinte tela:
Para buscar o documento para o qual deseja cadastrar um despacho eletrônico, informe um ou mais dos seguintes dados:
É importante destacar que nos campos Período do Documento e Período do Cadastro é possível digitar as datas desejadas ou selecioná-las no calendário virtual exibido ao clicar no ícone .
Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme a desistência na janela exibida posteriormente. Esta ação é válida para todas as telas que a contenha.
Para retornar ao menu principal do módulo, clique em . Esta opção é válida em todas as telas em que for exibida.
Após inserir os dados desejados, clique em Buscar para prosseguir. A lista de Documentos Encontrados será prontamente atualizada e nela passarão a constar apenas os documentos que atendem aos critérios de busca informados.
A partir da lista de Documentos Encontrados, é possível visualizar os dados de um determinado documento, cadastrar um despacho para um documento listado e/ou editar um despacho previamente cadastrado, conforme desejado. Essas ações serão detalhadas abaixo, neste mesmo manual.
Para visualizar os detalhes de um documento listado, clique em seu número de Protocolo ou no ícone ao seu lado.
Os detalhes do Documento serão exibidos na seguinte janela:
Para encerrar a visualização da tela acima, clique em . Esta função será válida sempre que estiver presente.
Clique no nome do usuário responsável por realizar Movimentações do Documento para visualizar suas informações. Como exemplo, clicaremos em lamsilva.
A tela a seguir será apresentada:
De volta à tela anterior, que contém os dados do Documento selecionado, clique no ícone ao lado de uma determinada movimentação para fazer imprimir o comprovante do despacho associado a ela. Esta ação será válida sempre que estiver disponível.
A janela abaixo será prontamente exibida:
Retornando mais uma vez à página anterior, se desejar visualizar o comprovante da primeira movimentação do documento, clique em . A seguinte página será apresentada:
Clique em Fechar para encerrar a visualização da página.
Caso queira retornar à página inicial do módulo, clique no link .
Se desejar cadastrar um despacho para um documento listado, clique no ícone ao lado do documento desejado. Exemplificaremos com o documento cujo número de Protocolo é 23077.055750/2013-53.
A tela a seguir será, então, exibida:
Para cadastrar o despacho para o documento, informe os seguintes dados:
Como exemplo, utilizaremos:
Clique em Cadastrar para confirmar o registro do despacho. O sistema o direcionará para a tela a seguir, que contém a mensagem de sucesso da operação, além do Resumo do Despacho cadastrado:
Para realizar o download do arquivo do despacho, clique em . A janela abaixo será disponibilizada:
Clique em OK para confirmar o download; caso desista de realizá-lo, clique em Cancelar. Ao optar por seguir com o download, o arquivo será automaticamente disponibilizado pelo sistema.
Para cadastrar um novo despacho para um documento, clique em e repita a operação.
Se desejar autenticar um despacho cadastrado previamente, clique em . Esta operação é detalhada no manual Autenticar Despachos Eletrônicos, listado em Manuais Relacionados, no fim deste mesmo manual.
Clique em para enviar um processo para outra unidade da Instituição. A ação é explicada no manual Registrar Envio (Saída) de Processo, que está listado em Manuais Relacionados.
Caso deseje editar um despacho previamente cadastrado para um documento, clique no ícone . Mais uma vez, exemplificaremos com o documento cujo número de Protocolo é 23077.055750/2013-53.
A seguinte tela será exibida:
Clique no ícone ao lado do despacho que deseja editar para selecioná-lo. Como exemplo, utilizaremos o primeiro despacho listado.
O sistema o direcionará para a tela abaixo:
Na tela acima, é possível modificar as informações que foram inseridas no despacho no momento do seu cadastro. Todos os campos exibidos na tela já foram explicados anteriormente neste mesmo manual.
Para fazer o download do arquivo do despacho, clique em . Esta operação foi explicada no tópico anterior.
Caso queira remover um arquivo anexado ao documento, clique no ícone ao seu lado. O sistema mostrará uma caixa de diálogo solicitando a confirmação da operação:
Clique em OK para confirmar a remoção ou em Cancelar para desistir dela. Ao confirmar, o sistema exibirá no topo da página a seguinte mensagem de sucesso da operação:
De volta à tela que contém os Dados Gerais do Despacho, após modificar todos os dados desejados, clique em Alterar para confirmar as alterações realizadas. O sistema apresentará uma mensagem de sucesso da operação no topo da seguinte página:
As informações descritas na tela acima foram explicadas no tópico anterior deste mesmo manual.
Bom Trabalho!