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Criar Turma PROBÁSICA

Sistema SIGAA
Módulo Graduação
Usuários Perfil específico do DAE
Perfil Administrador DAE
Última Atualização
ver('', false);

Esta operação tem como finalidade criar uma turma PROBÁSICA para um componente curricular, definindo algumas características, como: horários, locais de aula, docentes entre outras. Essa funcionalidade é utilizada por algum funcionário do Departamento de Administração Escolar (DAE).

Para criar turma, acesse o SIGAA → Módulos → Graduação → Matrículas e Programas → Turmas → Criar Turma PROBÁSICA.

A seguinte tela será gerada pelo sistema:

Figura 1: Busca de Componentes Curriculares

Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme na caixa de diálogo exibida posteriormente. Esta função será a mesma sempre que estiver disponível.

Para voltar para a tela inicial do módulo, clique no link . Esta operação será a mesma sempre que o link estiver presente.

O usuário deverá preencher os campos:

  • Código: Insira o código do componente curricular;
  • Nome: Informe o nome do componente;
  • Tipo: Selecione o tipo do componente curricular, entre as opções: DISCIPLINA, ATIVIDADE, MÓDULO ou BLOCO;
  • Unidade Responsável: Selecione na lista disponível, a unidade responsável;

Exemplificamos com o campo Tipo DISCIPLINA e a Unidade Responsável CB - COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - NATAL. Para dar continuidade, clique em Buscar. A tela a seguir será visualizada:

Figura 2: Componentes Curriculares Encontrados

Para selecionar um componente, clique no ícone . A página seguinte será apresentada:

Figura 3: Dados da Turma

Caso queira escolher outro componente curricular, clique em Selecionar Outro Componente. O usuário será direcionado para a página Componentes Curriculares Encontrados.

Nesta tela o usuário deverá fornecer os dados gerais da turma. As datas de início e fim das turmas não podem ser alteradas e são preenchidas automaticamente com as datas de início e fim do período letivo.

  • Curso: Selecione o curso para o qual a disciplina em questão ficará disponível;
  • Tipo da Turma: Informe se a turma terá caráter REGULAR, de FÉRIAS ou ENSINO INDIVIDUAL;
  • Modalidade: Este campo já estará preenchido com a opção Presencial;
  • Ano-Período: Informe o ano e o período em que a disciplina será disponibilizada;
  • Campus: Indique o campus no qual as aulas acontecerão;
  • Capacidade de Alunos: Insira quantidade de aluno que a turma comporta;
  • Local: Informe o local das aulas;
  • Início: Data do início do período letivo;
  • Fim: Data do fim do período letivo.

Para os campos Início e Fim, o sistema disponibiliza um calendário virtual ao clicar no ícone .

Exemplificamos da seguinte forma:

  • Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - NOVA CRUZ;
  • Tipo da Turma: REGULAR;
  • Ano-Período: 2013.1;
  • Campus: Caicó;
  • Capacidade de Alunos: 20;
  • Local: Sala 2;
  • Início: 04/02/2013;
  • Fim: 15/06/2013.

Para prosseguir, clique em Próximo Passo. O usuário visualizará a seguinte tela:

Figura 4: Horário da Turma

Caso queira retornar para a página anterior, clique em Passo Anterior. Esta função será a mesma em todas as telas que a contenha.

Aqui será possível organizar o horário da turma. Para isso, selecione manualmente os dias e horários nos quais as aulas acontecerão ou preencha o campo Expressão do Horário, com a expressão utilizada pelo sistema, por exemplo 24M23. A expressão poderá conter um ou mais intervalos, como por exemplo: 24M23 5T12. Nas expressões, os números iniciais indicam os dias da semana (2 - Segunda, 3 - Terça, 4 - Quarta, 5 - Quinta, 6 - Sexta e 7 - Sábado), as letras indicam os períodos ( M - Manhã, T - Tarde e N - Noite) e os números finais os horários.

Exemplificamos com a expressão 24M23. Neste caso, significa que as aulas acontecerão segunda e quarta, no período da manhã e nos segundo e terceiro horários. Em seguida, clique em Atualizar Grade de Horário. A tabela será preenchida de acordo com a expressão. Veja a tela seguinte:

Figura 5: Horário da Turma

Clique em Próximo Passo para dar continuidade a operação. A tela a seguir será apresentada:

Figura 6: Docentes

Nesta tela, o usuário deverá selecionar o tipo do Docente, entre as opções Todos da UFRN, Somente da minha unidade ou Somente externos e no campo disponível, digitar o nome do docente. Ao digitar as letras iniciais, o sistema exibirá uma lista com os possíveis resultados para que o usuário possa escolher a opção desejada. Logo após, deverá informar a Carga Horária destinada ao docente.

Exemplificamos o campo Docente com 000000 NOME DO DOCENTE e Carga Horária 180h. Para prosseguir, clique em Adicionar, a tela será exibida da seguinte forma:

Figura 7: Mensagem de Sucesso/Docentes

Caso queira excluir o docente, clique no ícone . O sistema exibirá uma caixa de diálogo para confirmação:

Figura 8: Caixa de Diálogo

Clique em OK para confirmar. A mensagem de sucesso será exibida:

Figura 9: Mensagem de Sucesso

Para dar continuidade a operação, clique em Próximo Passo. A tela a seguir será gerada:

Figura 10: Adicionar Reservas

Para adicionar reservas de vagas para o componente curricular, informe o Curso que será beneficiado, selecionando-o entre as opções disponíveis no sistema, escolha a Matriz Curricular que terá as reservas de vagas e no campo Vagas informe a quantidade de vagas que serão ofertadas no sistema de reserva de vagas.

Exemplificamos com o Curso CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/CB - NATAL - EAD, a Matriz Curricular CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - NATAL - A Distância - I - LICENCIATURA e Vagas 5. Logo após, clique em Adicionar Reserva a tela será exibida da seguinte forma:

Figura 11: Adicionar Reserva/Reservas desta turma

Caso queira remover a reserva de vaga adicionada, clique no ícone . O sistema exibirá uma caixa de diálogo para confirmação:

Figura 12: Caixa de Diálogo

Clique em OK para confirmar. A página será recarregada sem a reserva de vagas.

Prossiga com a operação, clicando em Próximo Passo.

Figura 13: Dados da Turma

Nesta tela é possível ver os dados gerais da turma. Caso queira, o usuário ainda poderá retornar para uma das páginas já exibidas anteriormente.

Para voltar para a tela Dados Gerais, clique em Dados Gerais.

Caso queira retornar para a página Horário da Turma, clique em Horário da Turma.

Ao clicar em Docentes, o usuário será direcionada para a página Docentes.

Para voltar para a tela Reservas de Vagas, clique em Reserva de Vagas.

Para concluir a operação, clique em Cadastrar. A seguinte mensagem será exibida como confirmação da operação:

Figura 14: Mensagem de Sucesso

Bom Trabalho!

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suporte/manuais/sigaa/graduacao/matriculas_e_programas/turmas/criar_turma_probasica.txt · Última modificação: 2019/11/08 12:11 (edição externa)